Mercado de consumer health atingirá 2 mil milhões de euros este ano
A categoria de consumer health, que inclui medicamentos não sujeitos a receita médica e outros produtos de saúde (como suplementos ou dermocosmética), deverá fechar o ano com uma avaliação de 2 mil milhões de euros no mercado português, considerando as vendas em farmácias e parafarmácias, de acordo com as projeções da consultora IQVIA.
O segmento dos medicamentos não sujeitos a receita médica (over-the-counter ou OTC) deverá continuar a ser o mais representantivo ao nível das vendas, dentro desta categoria. Segundo a IQVIA, este segmento deverá fechar 2024 com uma avaliação de 1,1 mil milhões de euros, representando 54% em valor e 58% em volume do total do mercado de consumer health no mercado nacional.
Segue-se o segmento de cuidados pessoais (onde se incluem a dermocosmética e saúde oral), que deverá terminar o ano avaliado em 533 milhões de euros, representando 27% em valor e 22% em volume do total. Já o segmento de nutrição tem uma avaliação estimada de 71 milhões de euros para 2024, representando 4% em valor e 4% em volume do total do mercado.
A IQVIA apresenta ainda as suas projeções para os próximos anos, que apontam para que o mercado de consumer health em Portugal possa atingir aproximadamente 2,3 mil milhões de euros em 2028. “Entre 2024 e 2028, prevê-se que o mercado continue a sua trajetória de crescimento, apresentando uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 4% em valor e 3% em volume”, vaticina a consultora.
Tanto o segmento de medicamentos não sujeitos a receita quanto o de cuidados pessoais deverão crescer em linha com o mercado ao longo dos próximos quatro anos, enquanto o segmento de nutrição deverá crescer acima do mercado em volume (com uma CAGR de 5%), mas apresentar uma quebra em valor (-4%). “O segmento de nutrição parece ter um comportamento contrário, onde, apesar do crescimento significativo em volume até 2028, prevê-se uma diminuição no valor total deste segmento, indicando uma provável diminuição no preço unitário médio dos produtos nesse segmento”, salienta a IQVIA.