Black Friday 2024: compras online crescem 5% em todo o mundo. IA impulsiona vendas recorde

A Black Friday já terminou. No rescaldo do dia (semana ou mês) de maior consumo do ano, a Salesforce partilha dados obtidos a partir de mais de 1,5 mil milhões de consumidores a nível global:

  • Vendas online crescem 5% a nível global e face ao ano passado, com volume global a chegar os 74,4 mil  milhões de dólares em vendas online. Números para a Europa ficam num crescimento mais modesto de 1,4%.
  • A Cyber Week chega com expectativas de impulsionar 51 mil milhões de dólares em vendas a nível global, acima dos 48,4 mil milhões de dólares registados em 2023.
  • IA e Agentes de IA impulsionaram 14,1 mil milhões de dólares nas vendas da Black Friday por todo o mundo.
    • Utilização de funcionalidades de IA Generativa cresceu 6% na Black Friday.
    • Na primeira metade da Cyber Week, operadores de retalho que utilizam IA Generativa nos seus serviços registaram uma taxa de conversão 9% superior aos que não utilizaram a tecnologia.
    • Descontos médios a nível global na Black Friday caíram 3% face ao ano anterior para 27%
    • 80% do tráfego global na Black Friday veio de dispositivos móveis, com 69% das encomendas a serem feitas também por dispositivos móveis. Envios push e de SMS cresceu 15%.
O que cresceu mais:
  1. Saúde e Beleza (inclui maquilhagens e cuidados para pele e cabelo) (+13%)
  2. Calçado e Malas de senhora (+6%)
  3. Comida e Bebida (+3%)
O que teve maior desconto:
  1. Roupa e Moda no geral (26%)
  2. Saúde e Beleza (inclui maquilhagens e cuidados para pele e cabelo) (+24%)
  3. Electrónica & Brinquedos (21%)
Artigos relacionados