Sabe qual é o clássico de Natal que espalha a alegria na campanha da NOS?

Vai hoje para o ar a campanha de Natal da NOS que tem no seu centro a história de uma jovem que, vivendo longe da família, decide enviar-lhes o desejo de um bom Natal. Mariana – é este o nome da personagem – envia os seus votos em forma de mensagem de voz, entoando a canção “A todos um Bom Natal”, do Coro de Santo Amaro de Oeiras. À medida que a mensagem se propaga, inspira e envolve quem a ouve, criando uma corrente de alegria que contagia o País.

«É um tema português, que fica muito no ouvido. E deseja “Um bom Natal a todos Nós”, havendo uma feliz coincidência com a nossa marca. Mas, principalmente, é uma mensagem muito alegre e muito positiva. E esse é o grande objectivo desta campanha: trazer para o Natal positividade», sublinha António Fuzeta da Ponte, director de Marca e Comunicação da NOS, num encontro com jornalistas em que conta ainda que o tema do Coro de Santo Amaro de Oeiras foi trabalhado com Fred Ferreira para lhe ser dada uma versão um pouco mais contemporânea.

O responsável acrescenta que outras marcas apostam em temas profundos, às vezes fraturantes. «Nós vamos por aquilo que achamos que é importante as ligações fazerem: transmitir boa energia e energia positiva. Vamos mesmo desejar a todos os portugueses um bom Natal e vamos andar a cantar que seja um bom Natal para todos nós.»

Durante a apresentação da campanha António Fuzeta da Ponte explica: «Quando começámos a preparar esta campanha fomos tentar perceber como é que nós todos andamos. Encontrámos a questão da Joy Economy como resposta à tensão que temos sentido. Do ponto de vista social, as pessoas estão muito cansadas de temas pesados como as guerras (que nos entram pelos ecrãs todos os dias), bem como a economia e clima sociais incertos. Por isso, faz sentido pensar que os portugueses no Natal precisavam de uma injecção de alegria», explica. A par disso a marca – com o propósito das ligações – quis perceber como é que as ligações tornam a vida dos consumidores melhor. «Fomos, então, dramatizar questões do quotidiano, histórias que poderiam acontecer com qualquer um de nós, e a forma como a tecnologia aproxima as pessoas, mesmo quando estão longe fisicamente», explica. Assim, o spot central terá várias declinações, com a recriação de situações do quotidiano.

Há o filme principal de 60 segundos protagonizado pela Mariana que estuda em Amesterdão e, depois, haverá outras histórias (mais curtas, de 20 segundos) que saem desta história principal: a “Repeat” – em que pai e filho vão no carro e ouvem a música em repeat -, o “Comunicado” – as crianças roubam o microfone da directora da escola e põem o telefone a tocar com a mensagem que a Mariana enviou – e a “Receita” – com o colega mal disposto que nunca diz bom-dia. Depois do Natal haverá mais um filme desta campanha, com foco no fim de ano e com o desejo de um bom ano 2025.

A campanha foi desenvolvida pela Havas, produzida pela Ministério dos Filmes com realização de Marco Martins. A estratégia de Media está a cargo da Arena Media e a campanha estará no ar em TV, Rádio, Cinema, Outdoor e Digital com amplificação em redes sociais.

A NOS incentiva também os portugueses a partilhar este desejo de Natal. Para isso, irá lançar uma plataforma digital, onde é possível as pessoas animarem uma foto de si próprios e criarem postais de Natal, que podem enviar por whatsapp a amigos e familiares, a cantar este clássico de Natal.

Nas lojas, a marca terá postais que os portugueses vão poder enviar a quem quiserem com a temática da campanha. Os postais são um elemento tradicional do Natal, «mas que se tem vindo a perder», lamenta António Fuzeta da Ponte.

Além disso, no próximo fim-de semana, a NOS vai gravar o maior coro de sempre a cantar “A todos um bom Natal”, antes do jogo SLB x Vitória SC que decorrerá no Estádio da Luz. Para isso, irá mobilizar os adeptos de futebol para gravarem um “voice épico”, contanto com a ajuda de António Raminhos, Nuno Gomes e Alice Trewinnard que vão puxar pelos seus seguidores para fazerem esta partilha. Haverá também uma acção com o Sporting com criatividade diferente, mas cujos detalhes ainda não estão totalmente fechados. «Acho que vamos todos andar a cantar esta música», comenta o director de Marca e Comunicação da NOS.

Veja o filme da campanha aqui.

Três perguntas a… António Fuzeta da Ponte

Esta é a primeira grande campanha apresenta na NOS. A responsabilidade é maior?

António Fuzeta da Ponte (AFP): A responsabilidade é enorme. Estou a adorar esta primeira fase do projecto da NOS. A marca é incrível. Tem uma oportunidade incrível. É uma marca de ligações. É uma marca plural, das pessoas para as pessoas, para que as pessoas façam coisas boas e se liguem entre elas. Isso é incrível.

Já acompanhei a campanha do Verão, já estava quase feita, mas acompanhei. Depois a que esteve no ar no Outono, a do aguenta com tudo.

Esta do Natal é especial porque o Natal é especial para as pessoas. Mas vemos aqui uma NOS de sempre, uma NOS de pessoas a fazerem o que as pessoas fazem no dia-a-dia, a entender como é que as pessoas vivem o Natal. Por isso é uma NOS muito, muito próxima.

A NOS está a ser aquilo que estava à espera em termos de desafio?

AFP: Está. Às vezes com desafios ainda mais fortes. É um sector muitíssimo dinâmico. É uma das principais marcas portuguesas, por isso a responsabilidade é enorme e o desafio é muito grande.

Ainda não tem saudades?

AFP: Eu não sou muito saudosista. Olho muito para a frente. Ontem já estava muito divertido a pensar como é que vai ser o regresso do Verão.

Texto de Maria João Lima

*A jornalista escreve segundo o Antigo Acordo Ortográfico

Artigos relacionados