Concorrente da IKEA anuncia abertura de 30 lojas em Portugal e Espanha

É dinamarquesa e chama-se JYSK. Os resultados superaram as expectativas e a cadeia de lojas de artigos para o lar anunciou que vai expandir a rede de lojas na Peninsúla Ibérica.

JYSL encerrou o ano fiscal com um aumento de 7,6% no volume de negócios, que atingiu os 5.600 milhões de euros.

Os resultados que marca obteve no país vizinho, Espanha, colocaram-no como um dos que mais cresceu, com um volume de negócios de mais de 221 milhões de euros, equivalente a um aumento de 22,6%, enquanto os lucros antes de impostos dispararam 66,8% para 22,5 milhões de euros.

Durante 2023/24, a cadeia abriu 19 lojas e investiu na renovação de outras 15 já existentes, com o objetivo de melhorar a experiência de compra, pelo que, no final do ano, a JYSK tinha 145 lojas em Espanha e 28 em Portugal.

Da mesma forma, depois de implementar a plataforma omnicanal, Unified Commerce, na Dinamarca no ano passado, Portugal e Espanha tornaram-se os próximos países a adotar com sucesso este modelo de comércio unificado.

Para o próximo ano, a empresa prevê a abertura de mais de 30 novas lojas em Espanha e Portugal, que gerarão mais de 350 novos postos de trabalho, ampliando assim a sua equipa, que já conta com cerca de 2.000 colaboradores na Península Ibérica.

“A expansão das nossas lojas e a preferência crescente dos consumidores espanhóis pela nossa marca são sinais claros de que estamos no bom caminho. Continuamos empenhados em proporcionar aos nossos clientes uma experiência de compra excecional, com o objetivo de continuar a crescer de forma sustentável”, afirma Carlos Haba, diretor da empresa em Espanha e Portugal.

A nível global, a JYSK consolidou a sua presença com mais de 3400 lojas em 48 países, efetuando mudanças, extensões de lojas existentes e atualizações para o novo conceito de loja 3.0. Como resultado, a empresa registou um aumento significativo no número de visitantes, atraindo mais de 11,9 milhões de novos clientes a nível global.

Além disso, durante 2023/24, a JYSK abriu 137 novas lojas em toda a Europa e iniciou planos de expansão fora do continente, com a abertura da primeira loja em Casablanca, Marrocos, prevista para a primavera de 2025.

A empresa está a investir em dois novos centros de distribuição topo de gama em Espanha e Países Baixos, que visam apoiar o aumento da procura e garantir operações eficientes.