O Renault Espace agora é um grande SUV
Desde 1984, mais de 1.3 milhões de Renault Espace foram vendidos em todo o Mundo. Mas, agora, a marca francesa quer mais. Ou muito mais! Tanto assim é que basta ver o mais recente modelo já a circular por aí: deixe para trás a imagem que associava à Espace – a de monovolume –, que o momento é de se afirmar enquanto SUV. Ou não continuasse a ser este o segmento com maior volume de vendas, no mercado!
Para isso, foi buscar algumas linhas do seu bem-sucedido Austral (é o que faz lembrar, sim), acrescentou-lhe 21 centímetros e sentou até sete lugares com espaço.
Mas fez mais ainda, que se é para ganhar, então não se brinca. Reforçou em espaço, modularidade, manteve a tão alargada e desejada bagageira, e aplicou-se em segurança e funcionalidades a bordo. Pode ser o maior Renault disponível (tem sete lugares, se bem que pode ser vendido com apenas cinco), mas conduzi-lo é de fácil trato, quase esquecendo as dimensões – mas não se preocupe que tudo se avisa e nada acontece! Assim como o conforto e os próprios materiais escolhidos foram elevados a outro patamar.
Em viagem de fim-de-semana, com muitos quilómetros pela frente, agradecemos mais do que uma vez ter este Renault Espace nas nossas mãos, que a viagem se fez mais fácil!
O motor é o já conhecido e reconhecido como eficiente, E-Tech Full Hybrid 200, três cilindros, 1.2 litros de 130 cv, a que se junta a unidade motriz híbrida E-Tech, que não precisa de ser carregada. Até isto é de conforto, que não precisa de pensar ou agendar carregamentos, além de que o consumo de gasolina é de aplauso.
Segundo a marca, o consumo em WLTP ciclo combinado será de 4.8. Não o confirmo, mas com condução mais cautelosa e eficiente que a minha, poderá eventualmente chegar aí.
Quanto a “mimos” que este novo modelo traz, então comecemos, entre outros, com o tecto panorâmico e continuemos, por exemplo, nos retrovisores exteriores eléctricos e rebatíveis com espelhos aquecidos e função de memorização ou a câmara 3D com visão 360º ou, ainda, o volante aquecido.
No equipamento de Série, constam, entre outros, a detecção da pressão dos pneus, chamada de emergência Renault, travagem activa de emergência em manobras de marcha-atrás, a assistência à travagem de emergência, o sistema de assistência na transposição involuntária de via, o alerta de excesso de velocidade com reconhecimento de sinais de trânsito ou, claro, a prevenção de saída da faixa de rodagem.
Depois, e para não ficar atrás do que o mercado quer e pede, traz consigo navegação e serviços Google + ligação smartphone por wi-fi e rádio digital e sistema Multi-Sense (personalização da condução).
É uma bela surpresa, este Espace que tem mais, muito mais que espaço.