“Divertidamente 2” já é o maior sucesso de bilheteira de sempre da Pixar

Este Verão, as emoções estão ao rubro nas bilheteiras. O mais recente filme de animação da Pixar, “Divertidamente”, ultrapassou a marca dos 1,15 mil milhões de euros a nível mundial  e tornou-se no filme de maior bilheteira de sempre do estúdio. O filme arrecadou 500 milhões de euros a nível nacional e 650 milhões a nível internacional. “The Incredibles 2: os Super-heróis”, que ganhou 1140 mil milhões de euros em todo o mundo, em 2018, estava no topo da Pixar, propriedade da Disney.

Até Julho, “Divertidamente” é o filme de maior sucesso de 2024 e o quarto filme de animação com maior bilheteria de todos os tempos – atrás de “Frozen” (2013), “The Super Mario Bros. Movie” (2023) e “Frozen II” (2019). Os lucros deverão continuar a aumentar à medida das estreias nos diferentes países, incluindo o Japão.

“Divertidamente”, o 28.º filme da Pixar, continua a história de Riley, desde que ela faz 13 anos e enfrenta a puberdade. Tudo com o seu conjunto de emoções personificadas, incluindo, agora, a ansiedade.

Realizado por Kelsey Mann, o filme conta com um elenco de vozes que inclui Amy Poehler, Maya Hawke, Tony Hale, Lewis Black, Phyllis Smith, Ayo Edebiri e Yvette Nicole Brown.

Estreou nos Estados Unidos a 14 de Junho e a crítica foi bastante favorável. Dos críticos de cinema ao público todos atribuíram a nota máxima, a mesma pontuação que, aliás, o primeiro filme da saga alcançou. Em 2015, o primeiro “Divertidamente” facturou cerca de 790 milhões de euros, a nível mundial. Agora, a sequela também ultrapassou as previsões de bilheteira do fim-de-semana de estreia, arrecadando 142 milhões de euros, nos EUA e no Canada. Setenta por cento mais do que o previsto.

Desde o fenómeno “Barbenheimer”, em 2023, – quando “Barbie” e “Oppenheimer” estrearam em simultâneo a 21 de Julho – que as bilheteiras não tinham tanto movimento. “Divertidamente 2” preencheu essa lacuna e é o primeiro filme a ultrapassar a barreira dos mil milhões de euros, desde “Barbie”. Foi uma vitória crucial para a Pixar, que tem tido um percurso instável desde que a pandemia começou a manter o público em casa.