Este é o chá mais caro do mundo. Até já ultrapassou o preço do ouro
A autoria do “chá das 5” é dos portugueses, que influenciaram depois a corte britânica com este hábito, sendo hoje uma das características mais distintivas dos ingleses. É uma bebida que não agrada a todos, mas à qual não falta diversidade e que pode ser adquirida por grande parte dos consumidores a um preço reduzido.
Porém, também há certos tipos de chá que já não estão ao alcance de todas as carteiras, como é o caso do Da Hong Pao, natural da região de Wuyi, em Fujian, na China, e cujo valor ascende aos 30 mil euros por cada quilo. É assim mais caro do que um quilo de ouro de 10 quilates, que ronda actualmente os 29,500 euros.
Mas qual é a razão para este preço? A resposta está nas folhas necessárias para a sua criação, que são muito difíceis de encontrar, já que provêm de arbustos originais escolhidos pelo imperador.
Além disso, o chá Da Hong Pao não é comercializado em nenhum mercado fora da Ásia. É possível encontrar a espécie em algumas zonas da Europa, mas são plantações descendentes das originais, o que lhes retira exclusividade.