Tem dúvidas sobre o reembolso do PPR? Este guia ajuda a esclarecer
O Doutor Finanças lança o Guia de Resgates de PPR, que pretende responder às questões mais frequentes sobre o reembolso deste produto de poupança e esclarecer todas as dúvidas sobre o processo.
Os Planos de Poupança Reforma (PPR) são instrumentos financeiros que permitem rentabilizar o dinheiro a longo prazo, ajudando a garantir uma situação financeira mais estável no momento da reforma. No entanto, é possível ser reembolsado noutras situações, mediante o cumprimento de determinados critérios.
Nesse sentido, o Doutor Finanças explica quais as condições legais para o reembolso dos PPR, de forma a evitar penalizações, como uma tributação menos favorável, a devolução das deduções de que possa ter usufruído ou o pagamento de comissões por reembolso antecipado.
No guia, são abordados diversos temas como: condições legais para o resgate, quais as modalidades de reembolso e qual a taxa de tributação, penalizações, o que devemos saber para os diferentes tipos de situações de resgate (pagar prestações do crédito habitação, desemprego de longa duração ou doença grave, por exemplo) e condições de regate excecionais até ao final de 2024, entre outras temáticas.
«O PPR é uma das soluções de investimento mais populares entre os portugueses, nomeadamente pelos benefícios fiscais. No entanto, é fundamental estarmos devidamente informados sobre as condições legais para o resgate, para alinharmos expectativas e podermos usufruir das suas características», refere, em comunicado, Sérgio Cardoso, administrador com o pelouro da Academia Doutor Finanças.