Se já começa a sentir que lhe gelam os ossos, descubra o melhor sistema de aquecimento para si
Falta cerca de um mês para o começo do Inverno, mas os termómetros já começam a registar temperaturas de fazer arrepiar, tanto dentro como fora de casa. À medida que o frio se vai instalando um pouco por todo o País, os portugueses tentam encontrar a melhor solução para manter as suas casas quentes, uma tarefa nem sempre fácil.
O clima variado de Portugal requer uma consideração ponderada quando chega a hora de escolher o sistema de aquecimento ideal para cada habitação. São várias as opções, cada uma com as suas conveniências e desafios. Com o aproximar da estação mais fria do ano, a plataforma de serviços YourHero explora as opções de aquecimento mais comuns e explica quando optar por cada uma delas.
Aquecimento central a gás – eficiência e conveniência
Os sistemas a gás oferecem elevada eficiência energética, proporcionando calor de forma rápida e eficaz. É um sistema prático e conveniente, permitindo controlar a temperatura em diferentes divisões da casa.
Os maiores desafios prendem-se com o custo desta fonte de energia (gás), uma vez que está sujeito a variações de mercado. O investimento inicial na instalação do sistema de aquecimento é também significativo, uma vez que pode significar a aquisição e instalação de caldeiras, radiadores e tubulações específicas. Embora seja uma opção mais sustentável que outras alternativas, emite gases de combustão.
É o sistema ideal para áreas urbanas onde há fácil acesso a gás canalizado e para consumidores que valorizam conveniência e eficiência.
Aquecimento eléctrico – facilidade de instalação
Nesta tipologia existe uma variedade de opções, como aquecedores convectores e radiadores eléctricos, oferecendo bastante flexibilidade na escolha. São também sistemas fáceis de instalar e podem ser usados como complemento em divisões específicas. O senão destes sistemas prende-se com o custo da electricidade (sujeito a variações de mercado) e a sua limitação em residências grandes, em que pode não ser tão eficiente.
É o sistema ideal para espaços menores, como apartamentos, ou como opção adicional de aquecimento em habitações maiores.
Salamandras e recuperadores de calor – sustentabilidade
Podem funcionar a lenha ou pellets, sendo opções mais ecológicas e que proporcionam um ambiente aconchegante na habitação. No entanto, requer espaço para armazenamento da biomassa (pellets e lenha), assim como uma necessidade periódica de limpeza e manutenção mais acentuada, em comparação a outras opções.
É o sistema ideal para quem valoriza o aspeto estético do sistema de aquecimento, procura uma opção sustentável e está disposto a investir em limpeza e manutenção.
Aquecimento solar – aproveitar o sol português
Utiliza energia solar, podendo reduzir significativamente os custos de energia a longo prazo. Contudo, além da instalação inicial poder rondar valores elevados, a eficácia deste sistema depende também da quantidade de luz solar disponível.
É o sistema ideal para consumidores que residem em regiões ensolaradas, que procuram uma solução sustentável e com retorno a longo prazo.
Ar Condicionado com bomba de calor – versatilidade
É uma opção versátil que proporciona aquecimento e refrigeração, tornando-se uma ótima opção para manter o conforto em casa em qualquer estação do ano. Certos modelos são altamente eficientes, proporcionando poupança energética a longo prazo. Devido à tecnologia avançada envolvida, o investimento inicial pode ser mais elevado quando comparado com outras opções.
É o sistema ideal para consumidores que procuram uma solução versátil de aquecimento e refrigeração e que estão dispostos a investir numa solução com elevada eficiência energética.