Nova SBE e Novobanco assinam protocolo dedicado ao ESG
A Nova School of Business and Economics (Nova SBE) e o Novobanco anunciaram uma expansão significativa da sua parceria, marcada pela assinatura de um protocolo de três anos dedicado ao âmbito do Ambiental, Social e de Governança (ESG).
A parceria irá concentrar-se em duas principais iniciativas. Será criada a Cátedra Novobanco em ESG liderada por Melissa Prado. A cátedra irá focar-se na investigação e formação no campo das Finanças, com um foco em temas ESG, incluindo investigação sobre impacto do investimento sustentável na redução da poluição.
Numa segunda vertente, o Novobanco tornar-se-á parceiro fundador de um programa que pretende capacitar os líderes empresariais das Pequenas e Médias Empresas (PME), a anunciar ainda esta semana. O programa irá fornecer formação teórica e prática inovadora em gestão, combinada com mentoria personalizada, aos gestores deste segmento que representa a maioria do tecido económico nacional.
«A expansão significativa deste protocolo é o culminar de um processo onde duas entidades reconheceram a necessidade de aliar investigação e ensino aos temas prementes da nossa sociedade, através da renovação de uma Cátedra. As práticas de ESG são dos desafios mais actuais das nossas empresas, pelo que a integração destas novas vertentes é assumir o compromisso de apoiar as empresas no cumprimento dos propósitos ambiental, social e de boa governança», diz, em comunicado, Pedro Oliveira, dean da Nova SBE.
Por sua vez, Luisa Soares da Silva, administradora com o pelouro ESG no Novobanco, salienta que «a parceria com a Nova SBE é uma componente importante da estratégia de sustentabilidade do Novobanco» e que com esta colaboração apoiam não só o desenvolvimento de conhecimento no campo da sustentabilidade e finanças sustentáveis, como também a formação de uma nova geração de líderes no tecido empresarial português. «Estamos confiantes de que esta parceria nos ajudará a alcançar nossos objetivos de sustentabilidade e a fazer uma diferença real na economia nacional.»