Não é um carro, é quase um avião…
… e, neste caso, até é a diesel. O BMW 430d xDrive Gran Coupé pode ser o último exemplar da marca alimentado a gasóleo, mas que pode deixar saudades, isso pode.
Deverá ser o último (ou dos últimos) BMW alimentado a gasóleo. E, como diz a marca, enquanto o Diesel sobreviver, vai mostrando como é que um seis cilindros a gasóleo consegue agilizar o desempenho de desportivo ‘civilizado’. Falamos do 430d xDrive Coupé que, com os seus 286 cv, nos levou até terras algarvias, entre a Serra do Caldeirão e a costa de Silves! E bem. O modelo é um “avião” que voa na estrada com os níveis de segurança e conforto no topo. É ligeiro, mas cola-se bem ao alcatrão, responde ao milésimo e tanto dá gozo conduzir em auto-estrada como fora dela e mesmo nas curvas contra-curvas serranas.
É puro prazer de conduzir, dinâmica e presença confiante.
Sabemos que, na Europa, 2035 será o ano que marcará o fim da comercialização de automóveis novos com motores a combustão. Mas nos últimos tempos, os governos europeus têm concentrado ataques à tecnologia diesel. Com motores mais limpos e eficientes, a BMW entendeu que fazia sentido ter mais um modelo alimentado a gasóleo, e decidiu fazê-lo num dos seus ícones em termos de identidade desportiva premium.
O série 4 da BMW já foi lançado em 2013 e desde logo se afirmou e conquistou por toda esta dinâmica desportiva. Agora, a todos os pontos fortes acrescentou mais alguns traços bem definidos e conseguidos ao nível do design exterior. Como o capot alongado e curvo que lhe confere todo um perfil bem mais marcante ou alguns componentes típicos da marca, como os faróis dianteiros duplos redondos, a grelha dupla em forma de rim e a curva Hofmeister!
Sim, conferimos, os traços de design são bem precisos, definidos, com personalidade, e transitam do exterior para o interior, com uma enorme preocupação pelo bem-estar no habitáculo. Há espaço e conforto. Há materiais de nível superior. Há cuidado em que quem se senta ao volante possa ter a melhor posição possível – pelo que se pode ajustar o banco em altura, inclinação ou proximidade, assim como nada foi descurado para os passageiros que seguem nos bancos traseiros.
A caixa automática de oito velocidades é irrepreensível e o modelo que conduzimos ao longo de todo um fim-de-semana tem patilhas no volante que animaram o passeio pela serra!
Este Série 4 é mesmo muito mais do que apenas motor, com o interior a oferecer elevadíssima qualidade geral e excelente interação com o condutor através das várias tecnologias e apoios digitais. O som é de topo e o assistente em viagem esteve atento para nos ajudar num raro momento em que precisámos!
Estão disponíveis três versões do BMW Série 4 – Coupé, Cabrio e Gran Coupé de quatro portas. Cada geração da Série tem em comum um carácter de qualidade em termos de design exclusivo, no exterior e interior, e motor potente.
Texto de M.ª João Vieira Pinto