Mora em Lisboa? Já pode deixar as cápsulas de café no “capsulão”
Gostava de reciclar as suas cápsulas do café, mas não sabe como? O projecto da Associação Industrial e Comercial do Café (AICC) vai chegar à capital portuguesa com ecopontos para que os consumidores possam descartar facilmente as cápsulas usadas.
A iniciativa é promovida por seis empresas – Delta Cafés, JMV, Massimo Zanetti Beverage Iberia, Nestlé Portugal, NewCoffee e UCC –, que representam 13 marcas de café, e já estava presente em Cascais desde o final de 2022 e Guimarães desde meados de Junho.
Ao todo, Lisboa passa a dispor de três ecocentros móveis que abrangerão as suas 24 freguesias, permitindo a todos os lisboetas consumidores de café em cápsulas de plástico ou alumínio, de todas as marcas disponíveis no mercado, reciclar o receptáculo do seu café e dar-lhe uma nova vida.
«Inicialmente, pensámos que a melhor solução seria incorporar as cápsulas nos ecopontos amarelos, mas iam para refugo e acabavam por não ser recicladas. Assim, graças à congregação de esforços destas seis empresas e à intensa colaboração com cada vez mais autarquias do país, optámos por esta solução de recolha dedicada para a reciclagem de cápsulas, levando a reciclagem até à porta de todos os consumidores de cápsulas de café em Portugal», diz, em comunicado, Cláudia Pimentel, secretária-geral da AICC.