Marta Silva Carvalho: Marketing para pessoas
Depois do Grande Consumo, do Retalho e da Comunicação Social, Marta Silva Carvalho estreia-se no Imobiliário, mas sempre com o Marketing (e as pessoas) no centro de tudo o que faz.
Texto de Filipa Almeida
Fotografia de Paulo Alexandrino
Não é de Recursos Humanos, mas são as pessoas que a movem. Marta Silva Carvalho começou por sonhar ser bailarina, mas não tinha certezas sobre profissões. Sabia que queria ser mãe – a única resposta que dava sem hesitar sobre o seu futuro – e que tinha um lado criativo que gostava de explorar. Ainda pensou ser jornalista ou arquitecta, mas, chegada ao secundário, os testes psicotécnicos mostraram que tinha um lado analítico e prático, abrindo caminho para o Marketing. Há pouco mais de um mês a liderar a direcção de Marketing da JLL em Portugal, Marta Silva Carvalho conjuga criatividade e análise no seu dia-a-dia, colocando em prática também a experiência que foi adquirindo ao longo de mais de duas décadas. Depois de estudar Marketing na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS), em Lisboa, sabia que queria trabalhar em Grande Consumo e a Nestlé era o destino mais ambicionado. Após receber uma carta da Nestlé a indicar que não havia vagas, foi lá bater à porta e a insistência – ou persistência – acabou por resultar. Começou como estagiária na categoria de chocolates, passou para gestora de produto e mudou para os cereais. Ficou nove anos na Nestlé, período que descreve como a sua escola primária do trabalho: «Era muito miúda e aquilo que se aprende ao início é o que fica. Aprendi muito sobre marketing na gestão de negócio, puro e duro», reflecte.
Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Novembro de 2022 da revista Marketeer.