TEDxLisboa está de regresso à capital portuguesa e vai falar sobre “Sementes”

O TEDxLisboa está de regresso à capital portuguesa seis anos depois da última edição, em 2015. O evento dedicado ao tema “Sementes” decorre no dia 18 de Setembro, a partir das 9h30, no Auditório da Reitoria da Universidade Nova.

A nova edição do evento conta com 16 oradores internacionais e nacionais em estreia no formato TED, isto é, intervenções curtas em torno de uma ideia original, que pretende despertar uma conversa sobre um tópico com impacto na vida em comunidade. O regresso do TEDxLisboa é da responsabilidade de Marta Gonzaga, produtora e curadora de TEDx´s desde 2010 e do produtor de vinhos Dirk Niepoort.

O tema “Sementes” leva a uma reflexão sobre a origem de questões que impactam o futuro da sociedade. Entre as temáticas que serão abordadas, encontra-se a ética na Inteligência Artificial, a sustentabilidade, a iliteracia em relação à cibersegurança, o papel da arquitectura na construção de cidades seguras ou a recuperação de sementes autóctones.

Os oradores convidados incluem investigadores e artistas, com destaque para a participação do director criativo norte-americano George Tannenbaum, o copywritter que venceu 15 Effies (os prémios da American Marketing Association) e a investigadora Tiziana Ulian, líder sénior de Investigação no Royal Botanic Gardens, Kew, no Reino Unido, especializada na conservação da biodiversidade.

Luís M. Vicente, Jewel Arthur, José Eduardo Martins, Pedro das Neves, Nara Vidal, Bruno G. M. Neto, Rui Barroso, Pedro Santa Clara, David Russo, Alexandra Prado Coelho, Alcina Faneca, Nuno Malheiro da Silva, Pedro Matos e Nina Gruntkowski são os restantes convidados desta edição.

Além dos oradores, o TEDxLisboa conta uma apresentação do duo Bluish – Vera Vaz e João Farmhouse – e de Pierre Aderne, reconhecido em Portugal pelo projecto Rua Das Pretas, que transformou a sala do músico brasileiro num ponto de encontro entre artistas e músicos, de Caetano Veloso a Valter Hugo Mãe.

«Colectivamente, olhamos para a ciência à procura de respostas e soluções milagrosas. O caminho encontra-se algures entre a tecnologia e os saberes ancestrais, numa dança que gostaríamos que fosse mais harmoniosa entre o Homem e a natureza. A nossa proposta é promover sementes de esperança», diz, em comunicado, Marta Gonzaga, organizadora do TEDxLisboa.

Artigos relacionados