Como parar de petiscar e a fome “por aborrecimento”?

Por Isabel Pedroso Silva, nutricionista, formadora e criadora da Escola Ouve O Teu Corpo e do O Podcast Da Isabel

Estás em casa, sem muita coisa para fazer, ou a pensar em demasia, e, de repente, dás por ti a abrir todos os armários da cozinha, incluindo o frigorífico, à procura de respostas. Bem-vindo à fome que não é bem fome, mas sim puro tédio e aborrecimento!

Esta é uma das razões mais populares pela qual a maioria dos meus clientes me procura nas consultas de nutrição. Geralmente, é algo que começa por acontecer só de vez em quando, mas que bem depressa se torna um hábito que não consegues largar. Deixamos de estar realmente presentes ou conscientes do que estamos a fazer ou porquê.

Contudo, basta um pouco de atenção (mindfulness) e algumas técnicas de substituição de hábitos para deixar esta prática para trás.

1. Faz um check-in antes das refeições e lanches

É muito mais fácil falar do que fazer, eu sei. O ser humano come muito ao longo da vida e todos os hábitos adquiridos podem resultar numa sensação de “piloto automático” sempre que está na hora de comer.

Tentar implementar check-ins intencionais para fazer uma pausa e reflectir sobre a principal razão pela qual estou a ir buscar comida é meio caminho andado para o sucesso. Será que estás fisicamente com fome? Aborrecido? Será que já te encontras satisfeito? Não sintas que precisas de fazer um check-in para todas as refeições durante todo o dia (isso é irreal e cansativo), mas sugiro que comeces a fazer o check-in antes de uma determinada refeição em que achas que costumas lutar contra o tédio, comendo demais.

2. Substitui por outro hábito

A melhor forma de facilitar a transição é substituir essa fome com origem no tédio por outro hábito mais produtivo. Começa por fazer uma lista de cenários ou situações que sabes que te levam a comer “por aborrecimento” com mais frequência. Onde costumas estar? Particularmente nesse dia, o que te deixou entediado? Quais são algumas actividades que te podes envolver quando estiveres nesses locais/ contextos e que não incluem comer mais?

Talvez tenhas um daqueles livros que podes colorir, um livro de palavras cruzadas e enigmas ou uma aula que possas assistir. Também podes tentar dar um passeio ou ouvir o teu podcast favorito. Escreve umas 10 a 15 opções que sejam agradáveis para ti e, consoante o dia e fase em que estás, basta abrir as opções e escolher a mais adequada para esse dia.

3. Permanece presente enquanto comes

Quando não estás totalmente saciado e satisfeito após as refeições, é muito mais provável que procures comida como resultado do aborrecimento ao longo do dia. Para te sentires saciado e satisfeito depois de uma refeição é importante que aprendas a estar presente.

Significa comer sem distrações, sem o scroll infinito nas redes sociais, sem responder a e-mails na secretária. Há momentos para tudo e se não fazes do momento da refeição um momento único de prazer, não esperes atingir os resultados que procuras. Quanto mais presente estiveres, menor será a probabilidade de comer quando estiveres aborrecido.

Ou seja…

A fome por tédio acontece a toda a gente. Vejo isso quase todos os dias nos acompanhamentos individuais e nos alunos do meu programa +Que Nutrição. Mas há solução para tudo, e talvez começar por estas três etapas poderá ser uma forma simples (e divertida) de trazer a consciência para a hora da refeição.

Não te esqueças de ir um passo de cada vez e ser compassivo contigo mesmo durante todo o processo.

Artigos relacionados