Concurso de Fotografia Purificación García arranca em Portugal e Espanha
Estará a decorrer até 13 de Janeiro de 2012 a 9ª edição do Concurso Bienal de Fotografia Purificación García. Nesse sentido, todos os artistas são convidados a participar na competição, “que assume a hibridez que actualmente caracteriza a produção fotográfica contemporânea, para abraçar as diferentes maneiras de entender o acto fotográfico”, explica a marca em comunicado.
O concurso, que pretende apoiar a criação fotográfica em Espanha e Portugal, procura também diversificar o apoio ao mundo da Arte, levando a cabo colaborações específicas com artistas e instituições culturais. A pré-selecção de obras será feita mediante um dossier digital. Desta forma, os artistas interessados em participar deverão enviar por email um dossier com as informações necessárias para a sua participação, que podem ser consultadas aqui. Essa informação deverá ser enviada até 13 de Janeiro de 2012.
Manuel Borja-Villel, Marta Gili, Alberto Martín, Chema Madoz e o português Sérgio Mah são os membros do júri do concurso, que se juntam a um representante da marca Purificación García.
Depois de revistas as propostas recebidas, será feita uma selecção de obras finalistas, numa lista que será publicada no site da Purificación García. Os nomes dos artistas seleccionados serão conhecidos nessa mesma página, a partir de 9 de Abril de 2012. Ao primeiro classificado será atribuído um prémio de 15 mil euros, ao segundo de 12 mil e ao terceiro de 10 mil euros. Numa fase posterior, será realizada uma exposição com todas ou parte das fotografias seleccionadas no Círculo de Bellas Artes de Madrid, patente de 9 a 23 de Maio de 2012. Na anterior edição a exposição do Prémio visitou duas cidades portuguesas, tendo marcado presença na biblioteca do Palácio de Cristal, no Porto, e no Museu da Cidade, em Lisboa. Esta edição poderá também ampliar-se a outras cidades dentro de um prazo máximo de 18 meses, a contar da data de inauguração da primeira exposição.