94% dos profissionais de marketing afirma que esta área é crucial para o crescimento de uma empresa

O estudo “Marketing Intelligence Report”, da multinacional Salesforce, especializada em Customer Relationship Management, revela que, numa era marcada pelo digital, o marketing assume um papel preponderante no crescimento das empresas. De facto, 94% dos mais de 2500 profissionais inquiridos afirma isso mesmo.

Além disso, e uma vez que o papel desta área comunicacional tem mudado com o passar dos anos, o estudo procurou também perceber de que forma os profissionais medem o sucesso das suas estratégias.

Neste sentido, quase metade afirma que a satisfação do cliente é a métrica mais relevante, seguindo-se o retorno do investimento em marketing. No entanto, menos de dois em cada cinco profissionais de marketing relatam que se sentem completamente bem-sucedidos em avaliar qualquer uma destas métricas de forma definitiva.

Outro factor relevante na forma como o trabalho é pensado e desenvolvido tem a ver com a privacidade de dados, como o GDPR, a Apple Mail Privacy Protection e a descontinuação das cookies de terceiros pela Google, que incentivam os profissionais de marketing a adoptarem uma abordagem baseada no consentimento do consumidor para a recolha de dados. De acordo com os dados, 90% dos inquiridos concorda que as recentes mudanças na privacidade de dados mudaram fundamentalmente a forma como medem o desempenho das estratégias de marketing.

Assim, 90% planeia aumentar ou manter investimentos em análise de marketing, 88% pretende aumentar ou manter investimentos em plataformas de dados de clientes e 87% quer aumentar ou manter investimentos em interacção e personalização em tempo real.

E uma vez que os dados são necessários para alcançar objectivos e atingir resultados, quase quatro em cada cinco profissionais afirmam que a qualidade dos dados é fundamental para impulsionar o crescimento gerado pelo marketing e as experiências do cliente.

Porém, nem todos têm acesso a uma base de dados de confiança. Embora os profissionais de marketing estejam a investir em tecnologia de análise, apenas 51% das equipas de marketing conta actualmente com colaboradores dedicados à análise, de acordo com o relatório.

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