Como podem as empresas impulsionar a descoberta e o crescimento além-fronteiras?
Por Beltrán Seoane, agency director da Meta em Portugal e Espanha
A forma como as pessoas em todo o mundo descobrem os produtos está a mudar. E as empresas de sucesso estão a acompanhar essas mudanças para ajudar os seus produtos a encontrarem pessoas em mais lugares.
Ao longo da história, os humanos partilharam uma necessidade inata de descobrir oportunidades além das suas fronteiras. Através do comércio, as pessoas não partilhavam apenas bens e serviços, mas também ideias. Enquanto os fenícios comercializavam corantes e outros bens, também espalhavam o seu alfabeto. Ao negociar seda, a prática chinesa de fabrico de papel também foi partilhada.
Desde então, os negócios transfronteiriços transformaram e ainda estão a transformar todos os aspectos das nossas vidas – de economias e indústrias a empresas e pessoas.
Os negócios transfronteiriços criam melhores padrões de vida resultantes de novos empregos e oportunidades de negócio. O economista sueco Fredrik Erixon documentou que essa mudança «aumentou os salários reais ao diminuir o custo do consumo» e «melhorou a qualidade da gestão nas empresas e as condições de trabalho das pessoas».
Actualmente, graças aos avanços da tecnologia, as pessoas estão a viver momentos de descoberta global online através dos seus smartphones, sem a necessidade de terem de viajar. As pessoas estão a descobrir mais bens de melhor qualidade e as empresas têm acesso a mercados mais acessíveis e de maior dimensão, podem alcançar economias de escala em toda a cadeia de valor e podem diversificar os seus riscos.
Esses amplos benefícios são parte da razão pela qual os negócios internacionais continuam a crescer. De facto, o mundo pode ver as transaccções internacionais crescerem de 29 biliões de dólares (do inglês trillion) em 2019 para cerca de 39 biliões de dólares em 2022.
Mudanças na forma como compramos
As compras globais continuam a crescer em popularidade. O comércio electrónico transfronteiriço está a crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 15%, em comparação com o comércio electrónico local, que está a crescer a uma taxa de crescimento anual composta de 10%.
Então, por que é que as pessoas estão a comprar cada vez mais além-fronteiras? Existem diferentes factores que motivam as pessoas a comprar produtos de mercados estrangeiros, incluindo a disponibilidade, o preço e a qualidade, quando comparados com determinados mercados locais.
Por exemplo, 41% das pessoas que compra produtos online de outros países, compra coisas mais baratas do que os produtos locais. Mas não estão apenas a comprar o que precisam, estão a comprar aquilo que gostam. Cerca de um terço desses compradores compra na esperança de descobrir produtos novos e interessantes.
Esses momentos de descoberta global estão a trazer alegria para as compras online. A alegria de quem procura o par perfeito de sapatos elegantes e confortáveis e os descobre numa marca de moda em Itália. Ou a alegria de um aspirante a designer de moda ao descobrir tecidos tingidos à mão que podem ser enviados para qualquer parte do mundo.
Como o comércio internacional ajuda as empresas
Mas o que significa isso para uma empresa que deseja expandir para novos países?
A internet democratizou o acesso ao comércio global. Qualquer pessoa tem as ferramentas para criar e publicar conteúdo. Qualquer pessoa pode configurar uma loja online e aceitar pagamentos em várias moedas. Isso significa que as empresas podem alcançar mais facilmente as pessoas que precisam delas, onde quer que estejam no mundo.
Essa democratização do acesso nivelou o campo de actuação para empresas de todas as dimensões. Permite que as empresas se expandam mais rapidamente nos mercados globais, aumentem o reconhecimento da marca e diversifiquem os seus riscos.
«Com o início da pandemia, os negócios transfronteiriços permitiram-nos aumentar a resiliência da receita diversificando o risco, simplificando a alocação de orçamento e direccionando a nossa estratégia de investimento para mercados de maior retorno», diz Xavier Duran Ballano, CMO da marca de jóias PDPAOLA.
Usar a tecnologia para envolver novos clientes internacionais
Nos dias de hoje, as empresas estão a responder às necessidades dos clientes, tornando as experiências de compra mais personalizadas e envolventes. Para apoiá-los, as plataformas estão cada vez mais a criar experiências de cliente que impulsionam a descoberta de produtos de formas criativas.
Isso abriu um novo tipo de marketing chamado “comércio de descoberta”. Com o Discovery Commerce, as empresas vão além do marketing tradicional: não dão apenas resposta às necessidades dos clientes, mas também as antecipam. Para os clientes, isso parece um acaso. Nos bastidores, os profissionais de marketing estão a impulsionar a descoberta além-fronteiras através de quatro principais estratégias:
- Personalização
O machine learning ajuda a impulsionar o marketing personalizado. Pode alcançar novos clientes ao combinar a sua marca – em diferentes mercados – com as pessoas mais propensas a adorá-la. Ao escolher um amplo público internacional, as empresas podem alcançar as pessoas mais relevantes, independentemente de onde estejam localizadas e do que está a motivar a sua compra.
- Localização
Depois de encontrar os seus clientes, o conteúdo localizado pode ajudar a criar conexões mais profundas. Por exemplo, 55% das pessoas prefere anúncios em redes sociais para reflectir a cultura do seu país. Trata-se de algo que vai além da tradução de texto em anúncios sociais. Trata-se de trabalhar com parceiros para desenvolver uma variedade de resultados criativos com base nas diversas motivações dos clientes.
- Experiências de compra simplificadas
A remoção de pontos de atrito durante o processo também ajuda as pessoas a fazer uma compra. Os consumidores destacaram vários factores que consideraram muito importantes ao tomarem uma decisão de compra em países estrangeiros, com 78% a mencionar o rastreamento de entrega, 76% o tempo de envio razoável, 76% a fácil devolução e reembolso e 71% vários métodos de pagamento. À medida que os negócios planeiam expandir além-fronteiras, é importante criar uma experiência perfeita para os clientes ao longo do processo de compra.
- Medição
A medição ajuda a compreender o impacto deste marketing. A pesquisa mostra que as empresas que desenvolvem os recursos para perceber o que está a funcionar com a sua publicidade digital podem esperar uma melhoria de 20% a 40% na eficiência dos gastos e um aumento de até 10% na eficácia do marketing. Testar e aprender permite que as empresas melhorem e evoluam a sua estratégia de expansão global.
- O mundo está à espera
Ao construir um modelo de negócios que suporte o comércio de descoberta além-fronteiras, as empresas têm a oportunidade de alcançarem novos públicos e impulsionarem as vendas incrementais. A forma como as empresas continuam a conectar-se com as pessoas está em constante desenvolvimento.