Accor quer «fazer da gastronomia o coração e alma» dos seus hotéis

A partir de agora, é mais fácil reservar mesa nos restaurantes dos hotéis Sofitel Lisbon Liberdade (apelidado de Matiz) e Mercure Porto Centro Santa Catarina (A Bicicleta). O grupo hoteleiro francês Accor acaba de lançar no mercado português a plataforma ALL Food, que permite fazer reservas directas nos bares e restaurantes dos seus hotéis.

Disponível através do website do Grupo Accor, o novo serviço – que está também disponível noutras cidades europeias – dá ainda acesso a benefícios exclusivos, ofertas baseadas no perfil de preferências e acesso a pacotes especiais que podem incluir alojamento, jantar e outros serviços. Por enquanto, em Portugal, o serviço abrange apenas os restaurantes Matiz e A Bicicleta, mas ao longo do ano deverá alargado aos outros restaurantes de hotel do grupo, como o Mama Shelter e O Sítio Esquecido.

Em entrevista à Marketeer, Javier Bello, F&B manager da Accor em Portugal e Espanha, explica que o lançamento da plataforma ALL Food visa consolidar a oferta gastronómica do grupo, que é já uma autêntica força-motriz do seu crescimento. Ou não representasse o F&B já 26% das receitas do grupo Accor no Sul da Europa.

Javier Bello, F&B manager da Accor em Portugal e Espanha

O Grupo Accor acaba de lançar a plataforma ALL Food, que permite fazer reservas nos bares e restaurantes dos hotéis do grupo. O que motivou o lançamento desta inovação e com que objectivos?

O F&B (Food & Beverage) tem contribuído sempre para a grande reputação dos nossos hotéis. Mas, hoje, os novos viajantes procuram cada vez mais a excelência, a simplicidade e a autenticidade. Eles elevaram os seus padrões e estão agora à procura de uma verdadeira experiência ao escolherem onde comer e beber. Os nossos estabelecimentos têm precisamente este nível de exigência, porque são restaurantes e bares incríveis por direito próprio. Fazer da gastronomia o coração e a alma dos nossos hotéis é a transformação decisiva que estamos a levar a cabo na Accor.

O objectivo da nova plataforma ALL Food é dar uma resposta que satisfaça as necessidades gastronómicas dos clientes em qualquer altura e em qualquer lugar, promovendo a oferta de F&B da rede Accor de acordo com os seus desejos. Graças a um conteúdo atraente, informação clara e precisa sobre cada restaurante e ofertas exclusivas, os clientes poderão escolher facilmente onde querem passar um momento gastronómico inesquecível.

Quais as funcionalidades desta plataforma? E a que target(s) se destina?

A plataforma é de fácil navegação e permite que os utilizadores pesquisem de acordo com as suas preferências. Apresenta uma homepage com artigos e ofertas gastronómicas relativas ao país e cidade seleccionados, bem como informações sobre eventos gastronómicos. Dependendo da informação seleccionada, exibe os restaurantes e bares disponíveis, artigos específicos da cidade, entrevistas com chefs, eventos, ofertas, bem como informação sobre novas aberturas.

O cliente pode filtrar a pesquisa de acordo com cinco categorias: terraço, brunch, vista excecional, evento temático e evento musical. Finalmente, cada bar e restaurante tem a sua própria página, onde é possível verificar as vantagens de cada estabelecimento, horários de abertura, ofertas actuais e aceder ao sistema de reservas online.

A nova plataforma destina-se a clientes e turistas locais, que poderão agora procurar as ofertas de F&B da Accor em cada cidade, para que possam desfrutar de experiências únicas e memoráveis. Os utilizadores da plataforma ALL Food terão acesso a benefícios exclusivos, ofertas baseadas nas preferências do seu perfil e acesso a pacotes especiais que podem incluir alojamento, restauração e outros serviços.

Como está actualmente estruturada a oferta de F&B do Grupo Accor no mercado português? E em que medida é que os diferentes espaços se complementam?

Accor conta com mais de 1 200 bares e restaurantes no sul da Europa e 10 000 em todo o mundo. É uma oferta rica e variada, baseada em estabelecimentos de prestígio e orientados para o lifestyle, com conceitos inovadores e únicos.

Em Portugal, a oferta de restaurantes é muito ampla e variada, numa aposta clara em ter estabelecimentos com um elevado nível de restauração, o que tem impacto na experiência hoteleira. Falamos de hotéis com restaurantes gourmet que combinam a excelência com uma gastronomia de autor, como o restaurante Matiz do Sofitel Lisbon Liberdade, até hotéis mais disruptivos, como o recém-inaugurado Mama Shelter, onde uma deliciosa gastronomia se une a uma atmosfera de lifestyle e a uma decoração muito moderna e atractiva, que não deixa ninguém indiferente.

Mas também conceitos de F&B como os restaurantes A Bicicleta, com uma aposta na gastronomia portuguesa com receitas actualizadas em termos de apresentação e combinações com outras culturas, disponíveis no Mercure Porto Centro Santa Catarina e no Novotel Lisboa, bem como conceitos de cozinha saudável como o Boshq, no Mercure Lisboa Almada, onde a comida saudável, fresca e sustentável são os maiores expoentes, com um menu delicioso e um grande brunch que faz desta unidade um destino único na cidade.

Sem esquecer o restaurante Casa Plátano, no Mercure Fátima, com uma aposta na alta gastronomia portuguesa, sendo o restaurante de referência da cidade. Outros conceitos de cozinha portuguesa e snacks centrados num tema são O Sítio Esquecido, no Mercure Porto Centro Aliados, onde se pode desfrutar de cocktails, ou o Be Smart Food, no Ibis Porto Centro Mercado do Bolhão, onde os seus deliciosos pastéis de nata decorados com os quais se acompanha o café são um verdadeiro deleite.

Este lançamento acontece num momento particularmente difícil para o sector da restauração e hotelaria, devido à pandemia de Covid-19 e às restrições existentes. Porquê a decisão de lançar a plataforma ALL Food nesta altura?

O F&B é um factor-chave de recuperação e uma oportunidade de ligação com as comunidades locais. O sector da restauração está a experimentar uma forte retoma: as pessoas querem sair, voltar às suas vidas e o negócio da restauração está a recuperar fortemente.

Este segmento representa 26% das receitas do grupo no Sul da Europa, mais 7% desde 2015. Os nossos restaurantes estão abertos às comunidades locais e são um ponto de referência nas cidades e bairros onde estão estabelecidos, um motor essencial da economia actual e futura dos nossos estabelecimentos.

Os portugueses já têm por hábito visitar restaurantes de hotel ou ainda estamos longe dos índices que se verificam noutros mercados? E que estratégia é que o Grupo Accor tem vindo a colocar em prática para os atrair?

Os portugueses, tal como os espanhóis e os franceses, descobriram há muito tempo que os hotéis podem tornar-se restaurantes com quartos nos andares de cima. Estamos a desenvolver um pouco mais esta área com conceitos gastronómicos concretos, esta visão de entrar num restaurante vazio sem ambiente.

Concentramos a experiência gastronómica em vários pilares anteriormente esquecidos nos hotéis, com os nossos bares como o centro dos nossos espaços e lobbies, e proporcionamos uma atmosfera e decoração onde é possível usufruir de uma experiência positiva, bem como desfrutar da gastronomia preparada pelos nossos excelentes profissionais.

O F&B é a nova prioridade do Grupo Accor, que está a iniciar uma transformação da sua dinâmica nesta área no Sul da Europa. Que novidades podemos esperar para o mercado português nos próximos tempos? Quais os investimentos previstos?

Com a aposta no sector de F&B, a Accor pretende fazer do restaurante um destino por direito próprio, um lugar para viver experiências, tornando os seus bares e restaurantes conhecidos e reconhecidos fora dos hotéis, com a sua própria identidade.

Vamos continuar com a estratégia de ter uma oferta alargada a todos os segmentos, desde o casual ao gourmet. Um dos nossos objectivos é continuar a implementar e desenvolver novos conceitos de lifestyle dentro dos hotéis, com restaurantes únicos adaptados ao mercado local.

Além disso, continuamos a apostar na colaboração com figuras gastronómicas emblemáticas nos nossos estabelecimentos, promovendo os melhores talentos. E queremos continuar a propor uma oferta de qualidade inquestionável, com a promoção da restauração saudável e responsável, especialmente no fornecimento de produtos locais e da época.

Texto de Daniel Almeida

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