Ray-Ban e Facebook lançam smart glasses
A Ray-Ban e o Facebook juntaram-se para lançar aqueles que dizem ser “os primeiros smart glasses que combinam estilo e comodidade”. Os novos “Ray-Ban Stories: Smart glasses”, já disponíveis no mercado, permitem captar fotos e vídeos, partilhar conteúdos, ouvir música e até conversar ao telefone.
O preço de lançamento dos icónicos “Wayfarer” em smart glasses é de 329 euros, existem em 20 estilos diferentes, mas para já apenas estão disponíveis em seis países, e Portugal não é um deles – nos Estados Unidos, Austrália, Canadá, Irlanda, Itália e Reino Unido.
Fonte oficial do Facebook assegurou, no entanto, à Marketeer, que a marca está a trabalhar para acrescentar mais países à sua lista de mercados. «Queremos ter certeza de que isso acontecerá, levar os nossos produtos para novos países da maneira certa – com os idiomas locais, suporte ao cliente, marketing, entre outros», assegurou o porta-voz.
Entre as principais características destes smart glasses destaca-se a fotografia e vídeo instantâneo – até 30 segundos -, que permite captar momentos espontâneos através das duas câmaras integradas 5MP na frente. Os óculos têm também open-ear speakers integrados, um three-microphone audio array para melhor desempenho sonoro, e um botão de captura ou comandos de voz do “Facebook Assistant”, para capturar o ambiente que o rodeia, através de fotografias ou vídeos.
Os novos “Ray-Ban Stories: Smart glasses” estão também associados ao “Facebook View”, sendo possível partilhar o que está a acontecer com amigos e seguidores nas redes sociais. A aplicação facilita o processo de importar, editar e partilhar conteúdo capturado através dos smart glasses para as restantes aplicações do telefone – Facebook, Instagram, WhatsApp, Messenger, Twitter, TikTok, Snapchat, entre outras.
A par da tecnologia, o “estilo” também não foi esquecido, sendo possível escolher a armação que melhor se enquadra em cada estilo – “Wayfarer”, “Round” e “Meteor” – e entre as cinco cores disponíveis.