Portugueses estão a gastar mais este Verão mas ainda ficam longe do pré-pandemia

Os gastos dos portugueses no Verão deste ano mostram uma recuperação em relação a 2020. Ainda assim, não regressaram aos números registados antes da pandemia. A conclusão é da Revolut, que analisou o comportamento dos seus utilizadores portugueses (mais de 500 mil) durante as suas viagens ao estrangeiro.

Depois de analisar o período entre 1 de Junho e 31 de Agosto, a Revolut descobriu que cerca de 52 mil clientes portugueses viajaram para fora do país (+170%). Nos destinos escolhidos, o número de transacções foi superior em 195% face ao último Verão e os valores gastos também subiram mais de 200%.

No total dos três meses de Verão, os portugueses clientes da Revolut transaccionaram mais de 23 milhões de euros nas suas deslocações e compras no estrangeiro. No ano passado, tinham sido cerca de sete milhões de euros. A média é de quase 500 euros, por pessoa, nestas deslocações.

Restaurantes, Compras, Transportes e Viagens foram as categorias de gastos mais evidentes, mas a Saúde também apresenta níveis mais elevados do que o habitual: a obrigação de apresentação de teste negativo à Covid-19 terá impulsionado os gastos em saúde, que quadruplicaram este Verão.

Espanha é o país que mais se destaca (mais de 16 mil portugueses a escolher este destino), seguido pelo Reino Unido, França e Itália.

A Revolut indica ainda que, em 2020, 78% das transacções dos seus clientes portugueses foram domésticas e 22% tiveram lugar no estrangeiro. Este ano, no mesmo período, 56% das transacções foram feitas em Portugal e 44% foram feitas no estrangeiro.

Artigos relacionados