Portugal é o destino europeu que mais cresce em pesquisas no Google
“Quando posso viajar para Portugal novamente?” é uma das pesquisas relacionadas com viagens mais populares no Google neste momento. De acordo com o motor de busca, Portugal é mesmo o país da região EMEA (Europa, Médio Oriente e África) com o maior ritmo de crescimento em pesquisas semanais: a cada semana, mais do que duplica (+100%) o interesse pelo destino.
De acordo com os dados internos da Google, é notório o crescimento do interesse (e segurança) dos internautas em viajar, à medida que o plano de vacinação contra a Covid-19 avança em todo o mundo. Desde meados de Maio, o interesse de pesquisa em voos na Europa está a crescer mais de 50% mês a mês, sendo que Espanha, Reino Unido, Itália, França, Portugal e Grécia encabeçam a lista dos destinos europeus mais desejados.
Apesar de Portugal registar o maior crescimento de pesquisas semana a semana, é a Espanha que lidera em termos absolutos, registado o dobro das pesquisas em comparação com os outros destinos concorrentes. Além de Portugal, os outros países que mais têm crescido em número de pesquisas são Gibraltar, Grécia, Montenegro e Croácia.
A Google analisou ainda os dados da actividade dos internautas relacionada com viagens, desde Janeiro até Maio, e concluiu que a segurança continua a ser uma prioridade para os turistas. Em Janeiro, algumas das pesquisas mais populares incluíam questões como “o que são os corredores aéreos”, “o que são viagens essenciais” e “quando é que as restrições às viagens serão levantadas”. Já em Maio, a maioria dos internautas quis saber “quando é a próxima actualização às restrições às viagens”, “quando posso viajar para Portugal novamente” ou “quando posso viajar para Espanha”.
Além de fornecer os dados sobre viagens, a Google tem vindo a lançar algumas ferramentas que ajudam a prever qual será o futuro deste sector. É o caso do Travel Insights with Google, um website que apresenta insights de dados locais em tempo real, ajudando a indústria de viagens a entender a procura e a tomar decisões com base em mais informação.