Vila Galé: Com o foco no turismo de famílias

No decurso da sua existência, os hotéis Vila Galé têm vindo a desenvolver a arte de bem receber. Se os adultos são, à partida, os destinatários dos serviços das unidades hoteleiras, a verdade é que a Vila Galé tem, ao longo dos anos, vindo a dar cada vez maior atenção aos clientes mais jovens e às famílias. «O turismo de famílias é um elemento estrutural do nosso posicionamento enquanto rede hoteleira, evidenciado pela nossa oferta ao nível das infra-estruturas, serviços e actividades», refere Catarina Pádua, directora de Marketing da Vila Galé, acrescentando, como exemplo, o facto de nas unidades do grupo as crianças até aos 12 anos não pagarem alojamento nem refeições quando ficam no mesmo quarto e no mesmo regime dos pais.

Ao mesmo tempo, há uma grande preocupação em ter animação pensada para famílias, o que se materializa na existência dos Clubes Nep, na programação dos hotéis, na existência de equipamentos, como parques e piscinas infantis com escorregas, ou até um carrossel, no Vila Galé Sintra. «Mas também na alimentação», reforça Catarina Pádua, «nos restaurantes à la carte, a carta inclui o Nep Menu dedicado às crianças, que tem entrada, diferentes opções de prato principal, bebida e sobremesa. E nos restaurantes com buffet há um corner Nep, à medida dos mais pequenos, também com propostas especiais. As famílias são, efectivamente, um público muito importante para nós, sendo que também introduzimos massagens para crianças e adolescentes nos nossos spas, que são adequadas para relaxar, diminuir a ansiedade e ajudar a dormir».

Um segmento em crescimento

Com o turismo nacional a crescer, este é um segmento que tem vindo a desenvolverse. No caso da Vila Galé, este é um segmento que continua a crescer e que procura sempre as novidades, «notamos que há cada vez mais famílias a fazer escapadinhas de fim-desemana», refere Catarina Pádua, que atribui este crescimento a uma cada vez maior facilidade em viajar com crianças e em família. «Já vemos várias gerações a passar férias juntas: pais, filhos, avós. Acreditamos que as famílias valorizam a diversidade, o bom atendimento, a boa relação qualidade-preço, o staff simpático e a animação pedagógica e divertida para as crianças. E é isso que tentamos dar-lhes nos hotéis Vila Galé.»

A Vila Galé tem 34 hotéis – 25 em Portugal e nove no Brasil – e praticamente todos têm propostas para famílias com quartos bem dimensionados, onde caibam camas extra e berços, alimentação e animação adequadas, espaços onde as crianças podem divertir-se de forma segura e serviços de apoio a quem viaja com filhos. Dependendo do país e da localização dos hotéis são realizadas algumas adaptações, esclarece a responsável, «as actividades que temos no Clube Nep são diferentes em Portugal e no Brasil, sendo que há hotéis em que conseguimos ter piscinas com escorregas, slide, trampolins e parques infantis maiores do que nos noutros. No caso do Brasil, particularmente no que se refere aos resorts, temos vários serviços preparados para quem viaja com crianças, como baby copa, para as famílias poderem aquecer e preparar a comida dos bebés, ou o Espaço Galera, para os teens, com jogos de consola, snooker, ligação à internet, pontos para ouvir música e outro entretenimento».

Clube Nep

O Clube Nep é um espaço dedicado aos mais novos, estando vocacionado para crianças entre os quatro e os 12 anos. Tudo gira em torno do Nep, a sua mascote, inspirada em Neptuno, o rei dos mares, e em diferentes personagens do meio marinho, pois, além do Nep, e do seu “inimigo”, o Capitão Osso, existe o caranguejo Edu, que gosta de construir; o Marés, que é um golfinho atleta; a Vera, uma estrela-do-mar muito curiosa; a Tina, a gaivota intelectual, e a Naná, uma tartaruga “com pata” para a culinária.

«Esta família de personagens foi pensada para estabelecer também uma relação com diferentes áreas, como a alimentação, o desporto, as artes plásticas ou a música. Recentemente introduzimos mais uma personagem, a sereia Nina, que personifica a vida saudável», revela Catarina Pádua.

No Clube Nep as crianças podem participar em jogos, pintar, ouvir histórias, fazer workshops de cozinha, dançar e brincar com outras crianças. «Há actividades indoor, mas também ao ar livre, pois queremos que as crianças se divirtam e convivam durante a estadia e que os adultos possam também estar mais descansados para aproveitar o hotel e a animação», refere a responsável, sublinhando que todos os Clubes Nep têm monitores especializados.

Para os que quiserem levar o Nep para casa, existe merchandising próprio composto por livros de colorir, raquetes, lápis, bóias, balões, bonés, t-shirts, robes e chinelos.

No Dia da Criança de 2019 a Vila Galé lançou o “Jogo do Nep”, um jogo infantil online que funciona em todos os dispositivos mó-veis e PC, exclusivamente desenvolvido para a Vila Galé, e que consiste em quatro desafios com diferentes níveis de dificuldade.

Tudo acontece numa ilha e o objectivo é ajudar os amigos do Nep a salvá-lo do pirata. De acordo com Catarina Pádua, «o lançamento deste jogo teve como objectivo primordial reforçar a oferta da Vila Galé na animação para crianças e de actividades para desfrutar em família».

Neste momento a Vila Galé está a trabalhar no desenvolvimento de uma canção e posterior videoclip, e «em breve vamos lançar um casting para escolher as crianças que farão parte do vídeo».

Festas de aniversário

Um dos pontos altos da oferta Nep são os aniversários, pensados para crianças entre os três e os 12 anos, que incluem o lanche e diferentes actividades, como modelagem de balões, pinturas faciais ou jogos tradicionais, estando também disponíveis espectáculos de circo, de magia ou de piratas, piscina de bolas, workshops de tye dye, t-shirts e demonstrações com animais. «Sempre com acompanhamento de equipas especializa-das, estes aniversários inspiram-se na nossa mascote infantil, o Nep, pelo que oferece-mos toda a decoração com esta temática», refere Catarina Pádua, continuando, «além das diferentes opções de animação, há duas propostas para o lanche, uma de 18 euros por criança convidada e outra de 20 euros, que é o superlanche».

De referir que os aniversários Nep estão disponíveis nos hotéis Vila Galé Porto, Coimbra, Ericeira, Cascais, Collection Palácio dos Arcos (Paço de Arcos), Ópera (Lisboa), Lagos, Cerro Alagoa (Albufeira), Ampalius (Vilamoura), Tavira e Santa Cruz (Madeira). E ainda no Vila Galé Sintra, aqui com a particularidade de o lanche ter várias opções mais saudáveis, já que este é um hotel de wellness, muito focado na alimentação equilibrada e no bem-estar. Além disso, neste hotel, nas festas de aniversário, havendo disponibilidade, é possível usar o carrossel que existe no hotel e o parque de trampolins do Nep.

Em 2020 este continuará a ser um segmento muito importante para a Vila Galé, «estamos constantemente à procura de novas abordagens e novidades para surpreender os nossos clientes», conclui Catarina Pádua.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Fevereiro (n.º 283) da Marketeer.

Artigos relacionados