Millennium bcp: A app que não pára de inovar

O Millennium bcp continua a inovar no espaço digital e a principal aposta é a App Millennium. O desafio continua a ser melhorar a experiência dos clientes e disponibilizar funcionalidades realmente inovadoras, únicas e suportadas cada vez mais na inteligência artificial. Os resultados deste esforço são claros: o banco conta já com 1,2 milhões de clientes digitais e a App Millennium já representa mais de 80% das interacções digitais.

A transformação digital já é um tema prioritário do Millennium bcp há vários anos, mas a pandemia da Covid-19 veio acelerar este processo. «Quando a pandemia surgiu, no Millennium bcp já estávamos a dar passos importantes na estratégia de transformação digital, mas o contexto que vivemos ajudou a que o digital ocupasse um papel ainda mais central na relação com os clientes. Tornámo-nos mais relevantes e mais próximos», afirma Rosa Santa Bárbara, responsável da direcção de Banca Directa do Millennium bcp.

Os números comprovam a tendência dos consumidores procurarem, cada vez mais, as soluções digitais do Millennium bcp para gerir as suas contas ou realizarem operações financeiras e, neste momento, foi ultrapassada a barreira de um milhão de clientes na app. Além disso, no último ano registou-se um forte crescimento nas transacções (+74%) e vendas (+68%) através da app, pelo efeito de migração dos clientes dos canais tradicionais, como as sucursais e as ATM. Actualmente, 68% das transacções são feitas no digital e as vendas digitais já representam 63% do total de vendas. No total do digital, a App Millennium representa mais de 70% das poupanças constituídas, mais de 60% do crédito pessoal online e mais de 40% dos cartões de crédito atribuídos. «As avaliações feitas nas stores mostram que os nossos clientes nos colocam em patamares de excelência, e isto é um desafio adicional para fazer ainda mais e melhor», reitera a responsável.

«Temos colocado inovação em todas as jornadas digitais que disponibilizamos, mesmo nas transacções mais comuns, como as transferências e os pagamentos. Na subscrição de produtos, a nossa estratégia assenta num novo paradigma da experiência digital de compra da oferta tradicional, através de jornadas simples e com linguagem clara e acessível. Neste momento, mais de 80% dos produtos do banco já podem ser comprados através da app em jornadas 100% digitais», frisa Rosa Santa Bárbara.

Este ano, e mantendo o objectivo de acompanhar a jornada digital dos seus clientes, o Millennium bcp pretende continuar a apostar no lançamento de uma nova geração de produtos digitais, com cada vez mais componentes personalizáveis e accionáveis pelo clientes através da app e integrando cada vez mais o serviço digital, remoto e físico, desde a recomendação ao acompanhamento, passando pela venda.

Uma app do melhor

Sendo a face mais visível da estratégia digital do banco, a App Millennium proporciona uma experiência de utilização inovadora. Através desta app, é possível realizar inúmeras operações, tais como: abrir conta através de um processo 100% digital e aderir aos canais digitais de forma simples, segura, num processo totalmente digital; actualizar os dados pessoais no banco (como a morada e o cartão de cidadão); fazer as principais consultas e transacções do dia-a-dia; aceder ao MB WAY; gerir débitos directos; utilizar os serviços de pagamento Apple Pay, Fitibit Pay e Garmin Pay.

Além destas funcionalidades, através da App Millennium também é possível, em poucos passos, pedir crédito pessoal online bem como um cartão de crédito com resposta na hora. Pode ainda associar contas do Revolut, da Transferwise, de outros bancos portugueses e de bancos franceses, podendo fazer consultas e transferências a partir destas contas e sem sair da app. «Fomos um dos primeiros bancos a possibilitar aos clientes a agregação de contas de outros bancos. Este processo teve o mérito de acelerar a transformação digital em geral e contribuir para um mercado de pagamentos mais integrado e eficiente», salienta a responsável da direcção de Banca Directa do Millennium bcp.

Os clientes já se renderam às vantagens da App Millennium: em média, usam-na uma vez por dia, sendo que quase metade (48%) dos clientes digitais do banco utilizam em exclusivo a App Millennium para realizarem as suas consultas e operações do dia-a-dia.

Além da avaliação interna feita pelos seus clientes, o Millennium bcp foi eleito “Best Consumer Digital Bank” em Portugal, pela Global Finance. Para Rosa Santa Bárbara, esta distinção representa «o reconhecimento pelo trabalho que temos vindo a desenvolver nos últimos anos no âmbito da transformação da experiência digital dos nossos clientes. É uma distinção que muito nos orgulha e que nos incentiva a continuar este esforço de desenvolver soluções digitais inovadoras que vão ao encontro do que o cliente procura: simplicidade, proximidade, conveniência e com contínuo investimento em segurança». O banco foi ainda distinguido pela mesma entidade como “Best Corporate/ Institutional Information Security and Fraud Management” na Europa Ocidental, no ano passado Agregar serviços não bancários

As vantagens da App Millennium não ficam por aqui. Em parceria com a Ageas, começou por lançar um produto totalmente inovador no mercado, o seguro de viagem ON/OFF, que permite que o cliente pague apenas os dias em que viaja. Lançou também o seguro Médis Dental, com oferta da primeira mensalidade e do custo de emissão da apólice. Os clientes podem ter acesso aos principais tratamentos dentários por apenas 3 euros. «Tem sido um sucesso, porque, face ao ano anterior, a App Millennium impulsionou as subscrições do Médis Dental em mais de 100% e actualmente 50% da venda deste seguro já é feita através da app», adianta a responsável da direcção de Banca Directa. Entretanto, neste contexto de pandemia, o Millennium bcp está consciente de que os clientes valorizam cada vez mais a saúde e, por isso, está já a lançar o seguro de saúde Médis, também na App Millennium.

«No âmbito destas parcerias, queremos continuar a apostar em produtos e serviços que tragam valor para os clientes», frisa Rosa Santa Bárbara.

O principal objectivo do Millennium bcp continua a ser desenvolver novas jornadas de venda 100% digitais, pensadas de fora para dentro, com a experiência centrada no cliente.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “E-Commerce”, publicado na edição de Abril (n.º 297) da Marketeer.

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