Perfis de Marketing Digital serão mais requisitados pelas empresas em 2021

A pandemia de COVID-19 veio pôr à prova a capacidade de adaptação das empresas, que tiveram, mais do que nunca, de acelerar os seus processos de digitalização. De acordo com a consultora Selligent Marketing Cloud, como consequência directa dessa transformação, as empresas procuram agora novos perfis para enfrentar 2021. E alguns deles estão ligados à área do Marketing Digital.

Segundo a empresa especializada em automação de Marketing, este ano os perfis especializados em Marketing Digital têm ganho terreno em relação aos perfis tecnológicos mais tradicionais. E a tendência deverá manter-se no próximo ano, prevendo-se uma maior procura por perfis como o de Digital Marketing manager. «Responsável pela criação e implementação das campanhas de Marketing, este profissional deve possuir um amplo conhecimento tanto da empresa, como do sector no qual trabalha, de modo a adequar as acções do plano ao âmbito e target que pretende alcançar», sublinha a Selligent Marketing Cloud.

Também o perfil de chief Digital officer (CDO) entra na lista dos mais procurados para 2021. Para a Selligent Marketing Cloud, a função do CDO não deve ser confundida com a de um responsável de Marketing Digital: o CDO foca-se na integração de ferramentas digitais em diferentes áreas da empresa para aumentar a sua produtividade e lucros. «Muitas empresas tiveram de apanhar o comboio da digitalização de forma inesperada, o que fez com que o processo de conversão, em muitas circunstâncias, tenha sido deficiente. Com o objetivo de transformar digitalmente as empresas, surge o perfil de chief Digital officer. Este profissional tem como principais tarefas a criação de novas oportunidades de negócio e a oferta de serviços digitais aos clientes», explana a empresa.

Além destes dois perfis mais ligados à área do Marketing Digital, também os perfis de especialista em Inteligência Artificial e consultor cloud deverão estar no topo das prioridades das empresas em 2021.

Artigos relacionados