Albergaria-a-Velha quer ensinar população a andar de bicicleta

As duas rodas têm sido apontadas amiúde como o futuro da mobilidade e há municípios a apostar todas as suas fichas na promoção deste tipo de transporte. É o caso de Albergaria-a-Velha que irá ceder bicicletas sem custos até ao final do próximo mês de Agosto.

A iniciativa faz parte do programa “Vai e Volta” do MOB.A – Mobilidade Bicicleta de Albergaria-a-Velha e envolve três modalidades possíveis: os cidadãos podem inscrever-se em aulas, se ainda não souberem andar de bicicleta; podem andar de bicicleta em família (requisição para até cinco dias de uso); ou aprender a usar uma Cargo Bike.

O objectivo é “incentivar a mobilidade suave e sustentável, bem como promover hábitos de vida activos e saudáveis”, explica a autarquia em comunicado. Os três serviços vão estar disponíveis para residentes, sempre com marcação prévia, uma vez que as sessão contarão com a presença de técnicos especializados que acompanharão os participantes no processo de aprendizagem.

Todas as actividades serão monitorizadas pelas equipas da Agência de Mobilidade Nuno Zamaro Indústrias, seguindo as normas de segurança e higiene em vigor, sublinha ainda a Câmara de Albergaria-a-Velha.

O programa “Vai e Volta” do MOB.A inclui também conteúdos online pensados para toda a família: a cada semana, um novo episódio com dicas, soluções criativas e pedagógicas para o uso da bicicleta, cidadania activa, reciclagem e reaproveitamento de materiais é disponibilizado.

Artigos relacionados