Portugueses insatisfeitos com os serviços: transportes de Lisboa lideram

Pelo sétimo ano consecutivo, os transportes públicos da Área Metropolitana de Lisboa obtêm o pior resultado no ECSI Portugal – Índice de Satisfação Nacional do Cliente (5,22 pontos). Os passageiros queixam-se do incumprimento dos horários, do tempo de espera nas paragens, da falta de disponibilidade de lugares sentados e da insegurança.

Por outro lado, no que ao preço diz respeito, a percepção dos portugueses melhorou significativamente – para isso terá contribuído a redução do preço dos passes mensais, em Abril do ano passado.

Elaborado pela Nova Information Management School (NOVA IMS), Associação Portuguesa para a Qualidade (APQ) e Instituto Português da Qualidade (IPQ), o índice apresenta o sector do gás em garrafa como aquele que registou o melhor resultado (7,91 pontos e 48,4% dos clientes muito satisfeitos). Logo depois surge o sector dos combustíveis (índice de 7,76 pontos e 41,9% de clientes muito satisfeitos).

Olhando para a electricidade, o ECSI Portugal indica que o mercado livre ultrapassa o mercado regulado nas variáveis analisadas, sendo percepcionado como mais favorável por parte dos clientes. No sector da energia, electricidade é o segmento que apresenta os índices de satisfação do cliente mais baixos.

O sector das comunicações, por seu turno, lidera as reclamações, com destaque para o serviço de internet fixa. Logo depois, surgem a internet móvel e o serviço telefónico móvel.

No ano passado, revela ainda a análise, todos os sectores, com excepção da banca e seguros, aumentaram no nível de satisfação dos clientes face a 2018. Na banca, a relação qualidade-preço é a questão que mais pesa na avaliação, nomeadamente no que concerne taxas e comissões, remunerações nos depósitos e aplicações ou taxas no crédito.

Banco Crédito Agrícola, CA Seguros, CA Vida, Vodafone, OZ Energia, Galp e Águas de Coimbra são as empresas que alcançaram a maior satisfação do cliente em 2019, conclui o ECSI Portugal.

Artigos relacionados