Águas em movimento

Vitalis é uma água mineral que, pela sua composição e posicionamento, está ligada, desde sempre, à hidratação e à prática desportiva, pelos benefícios claros para a saúde. Face à maior procura por parte dos consumidores por uma vida mais equilibrada e com mais qualidade, a marca, naturalmente, decidiu alargar a sua actuação, passando a assumir um compromisso mais abrangente na promoção do bem-estar e de estilos de vida mais activos. É através do #MovimentoVitalis que manifesta a sua determinação e apoio a esta causa, permitindo um maior envolvimento e proximidade com os consumidores, em diferentes momentos do seu dia-a-dia.

«Queremos dar um contributo efectivo para que os consumidores tenham um estilo de vida mais equilibrado e activo, e continuarmos a ser reconhecidos por isso, que Vitalis é, naturalmente, uma marca que os acompanha em diferentes momentos do dia-a-dia», afirma Maria Estarreja, directora de Patrocínios, Águas, Sidras & Outras Categorias do Super Bock Group.

A responsável afirma que o mercado português das águas engarrafadas está a evoluir favoravelmente, em linha com os anos anteriores e impulsionando marcas mais fortes do Super Bock Group, nomeadamente Pedras e Vitalis, e a sua constante inovação. «Pedras, nas águas com gás, é a marca líder incontestável em Portugal, já que o consumidor privilegia as suas credenciais e características ímpares de naturalidade e de frescura. Para os bons resultados da marca Pedras tem contribuído a gama Pedras Sabores, já que as suas combinações surpreendentes e muito refrescantes são cada vez mais uma opção para diversificar as ocasiões de consumo», refere.

Já no segmento de águas lisas, Maria Estarreja assegura que Vitalis é uma referência apreciada pelos consumidores por estar associada ao desporto e ao estilo de vida activo. Este ano, a marca apresentou a Vitalis+, uma nova gama que combina a água mineral a sabores e benefícios funcionais, com 0% de açúcares adicionados. Pelos seus benefícios, é recomendada pela Nova Medical School.

Fazer mais e melhor

A inovação faz parte da categoria das águas engarrafadas em Portugal e, no Super Bock Group, o objectivo passa por continuar a ter um papel activo nesta dinâmica. A aposta do grupo reside na inovação selecti va, ou seja, em trazer propostas de valor ao mercado, que sejam adequadas às tendências e ao perfil do consumidor, diferenciando-se das restantes ofertas. «A nova gama Vitalis+ enquadra-se neste contexto, ao combinar a água mineral com sabores e benefícios funcionais, com 0% de açúcares adicionados, o que permite ao consumidor hidratar-se, ao mesmo tempo que está a contribuir para o desempenho mais funcional do organismo», explica a directora.

Vitalis+ com sumo de Limão e Magnésio e Vitalis+ com sumo de Frutos Vermelhos e Vitamina B1 atestam o carácter inovador da marca, estando associadas a um bem-estar activo. É um lançamento que em termos de posicionamento e comunicação assenta no conceito global da marca Vitalis. «O #MovimentoVitalis é transversal a toda a actuação da marca, como um desafio para o consumidor adoptar um estilo de vida mais activo e saudável», salienta Maria Estarreja.

No mercado há poucos meses, a gama Vitalis+ está a ter uma receptividade positiva. Os objectivos da marca para este período passam, designadamente, por gerar visibilidade a Vitalis+ e experimentação das duas variedades nos diferentes pontos de contacto.

Para tal, tem direccionado a comunicação para o digital, nomeadamente nas plataformas próprias da marca; para os diferentes canais de comercialização e também para eventos com ligação ao bem-estar como o Health Fest by Vitalis e em festivais de música como o Super Bock Super Rock.

Água artística

Em 2018, o ilustrador André da Loba foi convidado pela Vitalis para dar vida a uma edição especial. «Esta parceria correu muito bem. Tratou-se de uma colaboração inédita que estabelecemos com um dos mais conceituados artistas portugueses, que teve por objectivo reforçar o conceito #MovimentoVitalis, que pode ser materializado em abordagens inovadoras, capazes de surpreender os consumidores e os nossos clientes. Esta garrafa, esta peça de arte, esteve disponível em exclusivo em alguns parceiros nossos da restauração e a aceitação foi muito boa. Os consumidores levavam a sua garrafa para casa, após o consumo, e percebemos que valorizaram a marca por ter desenvolvido uma acção nestes moldes», afirma Maria Estarreja.

Uma vez que os resultados alcançados tiveram um retorno positivo para a marca, Maria Estarreja desvenda que estão previstas novas colaborações com outros artistas.

Reforço da naturalidade com Pedras

A Pedras Sabores mudou de imagem recentemente, uma medida que visou reforçar a naturalidade, a frescura e a qualidade de Pedras, que o consumidor tão bem conhece e aprecia. «Para além de capitalizarmos as suas credenciais, tornamos a marca mais contemporânea e apelativa, dando mais leitura aos sabores nas embalagens», afirma a directora de Patrocínios, Águas, Sidras & Outras Categorias do Super Bock Group. A nova imagem fez-se acompanhar por uma nova dinâmica de comunicação e o lançamento de novos sabores e novos formatos, num projecto a 360°, o que permitiu, no seu conjunto, trazer mais proximidade com os consumidores, nomeadamente os que procuram um estilo de vida saudável e bebidas mais saborosas.

As águas com sabores têm sido uma tendência, o que levou a marca a ir ao encontro daquelas que são as expectativas do consumidor. Pedras tem vindo a introduzir variedades de sabores e também novas ofertas de formato para diferentes momentos de consu mo. Neste contexto, disponibiliza as garrafas de 25 cl, mas também as garrafas PET de 1 l em sabores como Limão ou Frutos Vermelhos, que são, sobretudo, direccionadas para acompanhar refeições.

Nas preferências dos consumidores estão as gamas Limão e Frutos Vermelhos e, este ano, houve um reforço com as edições limitadas e sazonais Pedras Maracujá e Maçã, que geraram uma aceitação e sucesso acima das expectativas da marca.

No início do ano, Pedras lançou “Dar de Volta”, que é uma iniciativa sem fins lucrativos, independente da comercialização da marca, através da qual Pedras assume o seu compromisso com a conservação da Natureza. No âmbito deste projecto, cujo embaixador é João Manzarra, a marca criou uma plataforma que centraliza toda a informação e, através da qual, os interessados podem juntar-se a Pedras para ajudar a proteger a Natureza, e podem fazê-lo dando ideias, tempo ou apoio. É ainda possível acompanhar os resultados das várias acções através desta plataforma, tendo sido concretizadas, até ao momento, uma iniciativa em Pedras Salgadas e outra na Mata Nacional da Machada (Barreiro).

Entre os parceiros desta causa ambiental solidária, encontram-se a Quercus, o ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e ainda a LPN – Liga para a Protecção da Natureza

Artigos relacionados