Animação de volta à liderança nos cinemas portugueses

No ano passado, os filmes de animação eram regularmente líderes no top dos mais vistos em Portugal. O mesmo não se podia dizer nos últimos meses, até que chegou “The Incredibles 2”: a aventura da família de super-heróis estreou apenas em Julho e já conquistou o título de filme mais visto do ano. Mais de 530 mil espectadores foram às salas portuguesas de cinema assistir ao novo capítulo desta história.

“As Cinquenta Sombras Livre” ocupa o lugar seguinte do top, à frente de “Vingadores: Guerra do Infinito”, “Deadpool 2” e “Black Panther”. No ranking dos filmes nacionais mais vistos, “Bad Investigate” vai à frente, com 45 mil espectadores, seguindo-se “Soldado Milhões”, “Linhas de Sangue” e “Ruth”.

Em termos de receita bruta e de espectadores, o cinema continua em quebra em Portugal, apresentando descidas consecutivas desde Janeiro. Em Julho, a receita recuou 12% para 7,3 milhões de euros; o público caiu 15,7% para 1,37 milhões. No acumulado do ano, as quedas são de 13,6 e 16,8%, respectivamente, de acordo com os dados disponibilizados pelo Instituto do Cinema e do Audiovisual.

Artigos relacionados