MAAT vai para a rua falar sobre a Terra
Partindo da ideia de que o optimismo não é suficiente, o MAAT desenvolveu uma campanha para promover a exposição “Eco-Visionários”. Patente no museu lisboeta até 8 de Outubro, a exposição com curadoria de Pedro Gadanho e Mariana Pestana apresenta a visão crítica de 40 artistas relativamente às transformações climáticas.
Para dar a conhecer o projecto, o MAAT saiu à rua e apostou no passa a palavra para levar mais pessoas ao museu, tanto lisboetas como turistas. Desta forma, foi possível eliminar a utilização de flyers, mupis ou qualquer outro tipo de material físico, reduzindo o impacto ambiental.
Assinada pela agência criativa Solid Dogma, a campanha tem como objectivo ser coerente com a mensagem da exposição. «Comunicar exposições tem a particularidade de nos inspirar a pensar em campanhas criativas diferentes. Esta exposição, pela enorme relevância e actualidade dos temas que aborda, tinha de ter uma campanha que fosse coerente com a mensagem, dando-nos oportunidade de apresentar uma campanha desafiante e responsável», explica Catarina Seixas, directora de Marketing e Comunicação da Fundação EDP.
Além de apresentarem o trabalho “Eco-Visionários”, os jovens eleitos para a passar a palavra vestiam t-shirts com smiles amarelos que alertavam para alguns dos principais problemas ambientais que enfrentamos.