54% dos portugueses sente-se confiante para retomar a rotina

Mais de metade dos portugueses mostra-se optimista em relação à possibilidade de retomar a rotina e de recuperar os hábitos perdidos durante os períodos de confinamento. Um inquérito realizado pelo Observador Cetelem mostra que esperança (58%) e confiança (54%) são os sentimentos mais associados ao regresso ao dia-a-dia fora de casa.

Há também quem associe coragem (38%) e alegria (36%). No sentido inverso, verifica-se que 30% dos portugueses inquiridos sente medo face à retoma da rotina.

No geral, 57% sente-se emocionalmente positivo e optimista quanto à sua situação e à do País. Desde o início da pandemia, este é o momento em que os portugueses se sentem mais optimistas, de acordo com a mesma análise.

Olhando para a situação pessoal, em particular, o Observador Cetelem indica que 62% revela uma opinião positiva, o que compara com os 56% registados em Junho e com os 57% de Novembro do ano passado. Nos próximos seis meses, 61% acha que a sua situação será ainda melhor. “Este indicador também nos revela que os portugueses vêem melhor a sua situação pessoal do que a do País (59 pontos vs. 55)”, aponta o estudo.

Destaque ainda para a fatia significativa de portugueses (45%) que considera que a economia irá começar a recuperar já este ano. Por outro lado, 29% acredita que só em 2022 é que se poderá vislumbrar alguma recuperação.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...