53% das compras dos portugueses feitas com cartão utilizam tecnologia “contactless”

A PaynoPain, uma empresa tecnológica especializada no desenvolvimento de ferramentas de pagamento online, revela que 53% das compras dos portugueses feitas com cartão são realizadas através da tecnologia “contactless”.

De acordo com os dados do Banco de Portugal, retirados do estudo “Relatório dos Sistemas de Pagamentos”, publicado em maio de 2024, a adesão aos pagamentos contactless pelos portugueses cresceu muito desde a pandemia. Em 2019, os pagamentos “contactless” representavam apenas 8% dos pagamentos com cartão feitos pelos portugueses.

A PaynoPain, uma empresa que oferece soluções de pagamento, criou uma alternativa para facilitar aos comerciantes a realização de pagamentos com cartão, sem necessidade de contratar dispositivos POS adicionais.

O Tap to Pay é uma alternativa que transforma os dispositivos móveis em máquinas de pagamento e estas são algumas das suas principais vantagens:

  • Rapidez e comodidade: Para pagar, basta encostar o cartão de crédito ou o dispositivo correspondente ao leitor de pagamentos para concluir a transação imediatamente. Trata-se de um método ágil que melhora a experiência de pagamento, especialmente útil em locais com grande afluência de pessoas (entrada em recintos desportivos, concertos e festivais, entre outros).
  • Flexibilidade e comodidade: Como não é necessário transportar constantemente um POS físico, é uma alternativa ideal para trabalhos que exigem deslocações: entrega de alimentos, taxistas, serviços de reparação como canalizadores, eletricistas e uma longa lista de outras profissões. Também elimina a necessidade de enfrentar os inconvenientes habituais, como problemas de cobertura ou impressão de bilhetes.
  • Versatilidade: Cada vez mais as pequenas empresas e empresários estão a integrar a tecnologia Tap to Pay na sua atividade diária, uma vez que se trata de uma solução versátil e adaptável a todos os tipos de empresas, desde os trabalhadores independentes às PME e às empresas multinacionais.
  • Investimento mais baixo: para os comerciantes, o Tap to Pay implica a redução dos custos. Basta um telemóvel Android, com um leitor NFC, para aceitar pagamentos com cartão, telemóvel ou smartwatch dos seus clientes, facilitando as transações e não tendo a necessidade de ter um terminal de pagamentos.

 

“O nível de digitalização no sector da pequena distribuição está a crescer de forma constante. Este facto é refletido em vários estudos. Nesta tendência de métodos de pagamento digitais, o Tap to Pay está a ganhar muitos adeptos. Não só beneficia as pequenas empresas, como é extremamente útil para os clientes. É um método de pagamento rápido, cómodo e flexível que veio facilitar muito as suas vidas”, afirma Jordi Nebot, CEO e cofundador da PaynoPain.