5 milhões de pessoas tiveram problemas com voos feitos a partir de Portugal. Está incluído neste número?

Desde o início de 2024, cinco dos 18 milhões de pessoas que utilizaram os aeroportos portugueses para viajar tiveram complicações com os seus voos.

De acordo com os dados fornecidos pela AirHelp, cerca de 68% das viagens foram efectuadas dentro do horário previsto. No entanto, mais de cinco milhões de pessoas viram os seus voos interrompidos. É certo que, na maioria dos casos, se trata de atrasos menores sem implicar uma compensação financeira (tendo em conta a regulamentação europeia), mas mais de 316 mil pessoas estão elegíveis para receber indemnização por um atraso superior a três horas, pelo cancelamento do voo ou pela perda de uma ligação causada pelo atraso do primeiro.

A companhia aérea nacional TAP registou mais de 39 mil voos com origem num aeroporto português. Destes, 35% sofreu algum tipo de perturbação (atrasos ou cancelamentos), impactando cerca de dois milhões de passageiros.

Já nos aeroportos, é de destacar o de Faro: dos mais de dois milhões de passageiros que embarcaram no Algarve, apenas 22% teve algum tipo de perturbação. No Porto – considerado o melhor aeroporto português pelo AirHelp Score 2024 – registaram-se quase quatro milhões de passageiros, com 25% a sofrer algum tipo de perturbação. Por sua vez, em Lisboa, dos nove milhões de passageiros, 37% viu o voo sair atrasado ou ser cancelado.

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