“O uso de IA por Trump pode ser perigoso e ter consequências imprevisíveis”, alertam os especialistas

Notícias
Marketeer
02/02/2026
14:30
Notícias
Marketeer
02/02/2026
14:30


Partilhar

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, tem utilizado com frequência ferramentas de inteligência artificial (IA), mas especialistas alertam para os efeitos potencialmente perigosos desta prática, sobretudo quando envolve a criação e partilha de conteúdos manipulados através de canais oficiais.

Num contexto em que é cada vez mais difícil distinguir entre conteúdos reais e gerados por IA, o uso desta tecnologia por figuras públicas levanta questões sérias sobre desinformação e confiança nas instituições.

Para os especialistas, o que muitas vezes é apresentado como humor ou memes pode funcionar como uma forma de camuflar manipulação, tornando conteúdos digitalmente alterados mais difíceis de questionar. Segundo David Rand, professor de ciência da informação na Universidade de Cornell, ouvido pelo uniladtech “esta estratégia procura tornar aceitável aquilo que, de outro modo, seria criticado por ser manipulado.”

Michael A. Spikes, professor da Northwestern University, acrescenta que a partilha de conteúdos manipulados por canais oficiais mina a confiança do público nas informações do governo. “O governo deveria ser um espaço de confiança, onde a informação é verificada e fidedigna. Quando publica ou cria este tipo de material, está a corroer a credibilidade institucional”, alerta.

O crescimento de conteúdo gerado por IA, incluindo vídeos e notícias falsas, torna ainda mais difícil distinguir entre realidade e manipulação digital. Segundo Jeremy Carrasco, especialista em literacia mediática, “muitas pessoas não sabem o que é real quando isso realmente importa, aumentando o risco de desinformação em momentos críticos.”

 




Notícias Relacionadas

Ver Mais