30 anos passados a antecipar o futuro

Era uma vez a Nomimarketing em 1989. Necessária no seu tempo, fomos pioneiros naquele que, à data, se designava como “Marketing Promocional”.

Da Nomimarketing renascemos, em 2006, como Brandkey, dando continuidade a uma equipa coesa e a uma carteira de clientes que se manteve fiel… pessoas e relações.

Do “Marketing Promocional” o mercado evoluiu, primeiro, para o “Below-The-Line”, depois, para a “Activação de Marca” dos dias de hoje. Nós, Brandkey, não acompanhámos essa evolução. Na verdade, nós crescemos a escrever com os nossos clientes a história dessa evolução.

Em 30 anos, substituímos o nome. Substituíram-se as designações da nossa actividade. Substituímos as “provas de compra” por “códigos online” entre computadores e tablets. Mas não substituímos a essência. Mantivemos, sempre, o foco em crescer na capacidade de saber ler o mercado, de antecipar as necessidades dos consumidores e de desenvolver respostas inovadoras para as nossas marcas (as dos nossos clientes).

São 30 anos de um lugar privilegiado naquele que é o espaço de relação entre as marcas e os seus consumidores.

Há 30 anos a relação entre marcas e consumidores era radicalmente diferente daquela que conhecemos hoje em dia. E a nossa área de especialização também… Desde logo, porque os canais de comunicação se multiplicaram e tornou-se determinante vincular a experiência da activação de marca nesses múltiplos pontos de contacto que ela tem com o consumidor. Muito diferente também é o actual contexto de comunicação – com novas e complexas exigências, invoca cada vez mais conceitos como “relevância”, “confiança”, “causas e valores”. As marcas são, hoje, pressionadas a fazer mais do que vender os seus produtos: profit with a purpose. É disto que se trata. É verdade que ainda não há uma receita milagrosa que mantenha garantidamente acesa a relação marca/consumidor. Por exemplo, em todos os tipos de “marketing experimental”, o curto prazo impõe-se. Tanto assim que a primeira forma de medir os resultados de uma acção é sempre o link directo ao incremento das vendas que dela resulta.

Mas será as simple as that? Vejamos.

Hoje tornou-se obrigatório utilizar, em paralelo, outro critério de medir o sucesso. Para nós Brandkey, ao longo destes 30 anos, ele sempre foi subjacente. Desde sempre que temos muito claro que há sempre, em tudo o que pensamos, em tudo o que fazemos, um objectivo prévio a cumprir – desenvolver estratégias sustentáveis que envolvam o consumidor com a marca, que promovam entre ambos o diálogo efectivo, que criem condições para que a relação possa desenvolver-se e, assim, possa manter-se a longo prazo. Porque medir vendas é obrigatório, sim, mas medir valor de marca na vida dos consumidores (das pessoas) do planeta, é absolutamente essencial.

São 30 anos a inovar, inventar e reinventar. A antecipar tendências, a construir mudança. A apostar nas pessoas, do presente e do futuro… A Brandkey criou a “Brandkey Academy” há três anos, com o intuito de partilhar o seu know-how acumulado com os estudantes, recém-licenciados e jovens profissionais. Tudo com o interesse de absorver “sangue novo” e integrá-lo numa equipa de profissionais de excelência, que trabalham juntos há longos anos. Aliar a experiência aos novos skills é criar riqueza.

Afinal, se calhar, sempre conseguimos ter a receita milagrosa: viver há 30 anos a antecipar o futuro.

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