Especialmente quando o despertador toca de manhã ou quando estamos presos no trânsito a caminho do trabalho, a maioria das pessoas pensa e sonha em ganhar a lotaria. No entanto, os nossos sonhos são sempre frustrados por alegações de que temos mais probabilidades de ser atingidos por um raio do que de ganhar o prémio principal.
Isto não significa que milhões de pessoas não joguem algum tipo de lotaria todas as semanas. Se o dinheiro estiver lá, pode haver um golpe de sorte e podemos ganhar, mas infelizmente para a grande maioria das pessoas que jogam, isso nunca acontece.
Por isso, a história de Stefan Mandel é uma das mais curiosas e marcantes quando se trata de lotarias. Este romeno ganhou até 14 vezes de forma totalmente legal, até que as autoridades decidiram intervir.
Mandel demonstrou uma das muitas aplicações da matemática e como a compreensão desta ciência pode mudar completamente a sua vida. Isto porque criou um sistema que aplica a matemática para “fazer batota” no sistema de lotaria e ganhar várias vezes.
Sob o nome de “condensação combinatória”, o método de Mandel consiste num algoritmo que afirmava ser capaz de prever 5 dos 6 números da lotaria, reduzindo o número de combinações possíveis para milhares em vez de milhões. Explicando de forma mais simples, Mandel criou um sistema que procurava sorteios com prémios que excediam em muito o custo de compra de todos os bilhetes para esse sorteio, pelo que, se tiver todos ou quase todos os números, é quase impossível perder.
Durante a década de 1990, Mandel aplicou este sistema que tinha criado na Roménia, na Austrália e nos Estados Unidos, conseguindo ganhar o primeiro prémio até 13 vezes, para além de ter ganho o segundo e o terceiro prémios em diversas ocasiões. Desta forma, o método de Mandel transformou algo puramente aleatório numa operação matemática com a qual acabava sempre por ganhar.
O segredo está em optar por sorteios em que o número total de combinações seja significativamente inferior ao valor do prémio, e os passos que seguiu foram:
- Encontrar a lotaria perfeita. Para isso, teve de procurar um jogo que exigisse acertar em seis números de um intervalo de 1 a 40. Nesse jogo, o total de combinações possíveis seria de 3.838.380.
- Garanta um grande prémio: Procure um prémio que seja, pelo menos, três vezes o número total de combinações; neste caso, teria de ser 10 milhões de euros.
- Obtenha o capital necessário: É também fundamental obter o dinheiro necessário para comprar todos estes bilhetes.
- Compre todos os bilhetes necessários; neste caso, teria de comprar 3.838.380.
Depois disto Mandel só teve que apostar e esperar pelo dinheiro. Ao longo dos anos, conseguiu acumular um prémio total de 30 milhões de euros, levando a CIA e o FBI a investigá-lo. Para sua surpresa, Mandel não tinha tecnicamente quebrado nenhuma regra; simplesmente tinha jogado “radicalmente”.
Após as vitórias, o mundo das lotarias teve de alterar as regras para evitar que tal voltasse a acontecer, tentando preencher todas as lacunas que estes sistemas apresentavam antes da digitalização.
Por exemplo, a compra em massa de bilhetes foi proibida, o número de combinações foi aumentado e foram introduzidos novos algoritmos e procedimentos para a venda e distribuição de bilhetes, entre outras medidas para evitar que casos semelhantes se repitam.














