100 Maneiras reabre portas com nova cara e menu

O Bistro 100 Maneiras fechou portas, temporariamente, para levar a cabo uma remodelação de alto a baixo. Cinco meses depois de iniciado o “lifting”, o restaurante do chef Ljubomir Stanisic abre novamente com novidades que vão do chão ao tecto, sem esquecer o menu.

A cozinha, além do espaço transformado, também recebeu equipamentos novos e as salas levaram uma roupagem moderna e actual, a cargo de Mário Belém. O coração que outrora se apresentara quase como imagem de marca do restaurante foi agora parcialmente substituído por uma impressão 3D, no mesmo formato, em pinho nórdico e iluminado por leds, segundo é revelado em comunicado.

Na sala junto à cozinha contam-se cerca de 800 lâmpadas pendentes do tecto, numa ideia da designer Rebeca Pérez cuja estimativa inicial era de 240. E junto às estantes laterais foi adicionado um balcão, onde várias caixas de luz em pinho replicam a ideia da “biblioteca do avô”, uma amálgama de experiências e histórias onde não faltam referências à vida de Ljubomir Stanisic.

No que toca ao menu, reinventado pela equipa liderada pelo chefe executivo Manuel Maldonado numa espécie de homenagem à cozinha clássica que mantém presente o espírito do 100 Maneiras, os clássicos como o burek jugoslavo de queijo e espinafres, o polvo picante com mel ou a espuma de queijo e goiaba mantêm-se. Mas há duas diferenças.

Uma é a carta diária com produtos da época e proteínas do dia e o regresso da secção “Só para Corajosos”, com miudezas, entranhas e outras propostas pouco convencionais. Outra é uma carta fixa onde, para além das sugestões de entradas, os clássicos (os chamados Top 100) e sobremesas, há diferentes acompanhamentos, organizados por categorias, para serem combinados (ou não) como se desejar com as diferentes propostas diárias.

Se a cozinha traz novidades várias, o Bar do Bistro não ficou atrás. A nova carta criada por João Sancheira, chefe de bar do grupo, é composta por 12 cocktails que procuram reflectir a essência do 100 Maneiras através de ingredientes naturais, com o imaginário de “Alice no País das Maravilhas” a servir de mote à viagem e as ilustrações de Tiago Maya a guiar o caminho.

O novo Bistro funciona no horário de quinta a segunda, das 18h30 às 2h, e sábados e domingos, das 12h às 15h e das 18h30 às 2h. As reservas podem ser feitas por telefone (910 307 575), email (info@100maneiras.com) ou online.

Ler Mais



loading...
Artigos relacionados

Comentários estão fechados.