ZU da Moita responde à crescente importância dos pets na vida dos tutores
A ZU abriu uma “flagship store” no concelho da Moita, localizado na Galeria Comercial do Continente Modelo.
Trata-se da maior loja da marca no País (com 242 m2) que pretende reforçar o posicionamento da ZU, proporcionando mais conforto e modernidade. Para isso a loja apostou num espaço mais divertido e convidativo, com uma gama mais alargada de produtos que são facilmente reconhecidos.
Em conversa com a Marketeer, Bruno Loureiro, director de Operações da ZU, sublinha que as novas lojas abrirão com este novo conceito e que as lojas já existentes adaptarão, progressivamente, o conceito existente a esta nova imagem.
Porquê a escolha da Moita para a estreia deste novo conceito de loja?
A Margem Sul é constituída por concelhos que têm registado um forte crescimento populacional, com boas infraestruturas e acessos, sendo uma zona geográfica que, pelas suas características, é claramente uma aposta da ZU. Temos lojas em Brejos de Azeitão, Seixal e agora na Moita. Recentemente abrimos também um novo espaço em Almada. A nossa estratégia continua a ser a expansão em todo o território nacional, obviamente que nos grandes centros urbanos, mas também descentralizar e levar até às famílias portuguesas a marca ZU.
Esta loja na Moita, inserida na Galeria Comercial do Continente Modelo Moita, não só pela sua dimensão como pelo contexto e envolvência que representa, é o sítio certo para apresentarmos este novo conceito. E até neste aspeto podemos ser diferenciadores. Porque não uma flagship store na Moita?
O que é que este tipo de lojas tem de diferente em relação às lojas até aqui existentes?
Desde logo, proporciona uma experiência mais diferenciadora, moderna e acolhedora, quer para os tutores como para os seus melhores amigos. Exemplo disso são a decoração renovada, já que a loja apresenta um ambiente mais convidativo e contemporâneo, com tons acolhedores, elementos em madeira e um layout optimizado; os ecrãs interactivos LED e LCD, que transmitem informações, promoções e vídeos informativos, tornando todo o espaço mais dinâmico e interactivo; bem como uma área mais ampla e confortável, o que permite mais espaço para os clientes e os seus pets se movimentarem livremente e, no caso concreto dos patudos, sem se sentirem apertados ou stressados.
Em paralelo, este conceito proporciona maior variedade de produtos e serviços sendo que estes corners e respectivas secções têm agora novos nomes. As categorias de produtos e serviços apresentam designações mais intuitivas e fáceis de identificar, como “Hora de Dormir”, “Vamos Brincar”, “Higiene e Beleza”, “Delícias e Petiscos”.
Além da venda de produtos, a ZU Moita oferece serviços como PetSpa (banho e tosquia), PetVet (atendimento veterinário com cirurgia), que também sofreram uma renomeação.
Finalmente, e não menos importante, tem um Snack-Bar com venda avulso em auto-serviço com muita variedade.
Nos anos mais recentes, os pets têm vindo a tornar-se, cada vez mais, membros da família. De que maneira é que o novo conceito de loja leva esta mudança em consideração?
O novo conceito foi projectado, precisamente, para oferecer aos pets e aos seus tutores uma experiência de compra agradável, informativa e divertida, que vá ao encontro das suas necessidades e expectativas. A ZU reconhece a importância dos pets na vida das famílias e oferece uma variedade de produtos e serviços que contribuem para o seu bem-estar e felicidade.
Neste sentido, e a título de exemplo, a loja possui áreas amplas para que os animais de estimação se sintam à vontade para se movimentarem e explorarem o ambiente. Os corredores são largos o suficiente para que pets possam circular livremente sem se sentirem apertados ou stressados. As salas de espera para o PetSpa e o PetVet apresentam ainda um maior conforto e o Snack-Bar com mais variedade e ‘aberto’ para os cães poderem cheirar e ver qual gostam é também um dos factores que contribuem para esta inclusão.
Os tutores têm vindo a abraçar também estilos de vida mais naturais. A loja está preparada para suprir as necessidades dos pets destes tutores?
Sim. Em loja apresentamos um espaço alargado para várias gamas que vão ao encontro de diversas necessidades e estilos dos pets, inclusive mais naturais. Temos mais marcas e gamas cada vez mais alargadas quer de alimentação natural como também de acessórios – incluindo brinquedos – sustentáveis.
Que vantagens da introdução de écrans numa loja deste género?
A disponibilização de ecrãs, no contexto da ZU, permite a divulgação de informações sobre produtos, serviços e promoções de forma dinâmica e visualmente atractiva bem como, e igualmente importante, a transmissão de vídeos informativos sobre cuidados a ter com os animais de estimação. Trata-se de um veículo de comunicação importante também para mostrarmos o nosso expertise, enquanto equipa e darmos a conhecer as nossas pessoas, tanto no que diz respeito a veterinários como groomers.
Todas as lojas que abrirem de agora em diante terão este novo conceito?
Sim, todas as lojas que irão abrir no futuro irão apresentar o novo conceito. Esta é a nova imagem da ZU, contudo, temos um largo parque de lojas espalhado por todo o País. No que a essas diz respeito, o nosso objectivo passa por, a médio prazo, adaptar o conceito existente a esta nova imagem.
Texto de Maria João Lima