Zomato: Como uma plataforma de descoberta de restaurantes se adapta e reinventa em contexto pandémico

Nesta Marketeer Talk, Nuno Fernandes, General Manager da Zomato Portugal, fala-nos da forma como a plataforma de descoberta de restaurantes se adaptou e reinventou durante o contexto pandémico, assim como das principais novidades que fazem agora parte da sua oferta.

Se numa primeira fase, a Zomato assumiu um papel importante de apoio psicológico e pedagógico aos diferentes parceiros, nos meses seguintes a empresa fundada na Índia, em 2010, investiu fortemente na procura de respostas e acções para minimizar o impacto da pandemia no mercado da restauração.

Inovações tecnológicas e novos serviços foram lançados nesta fase, como os pagamentos contactless para garantir uma maior segurança e confiança aos utilizadores, e uma nova app de Takeaway e Delivery, que levou a uma parceria com os CTT para a entrega de refeições ao domicílio. “Garantimos que trabalharíamos com um parceiro que tem uma alma portuguesa e que está muito presente no panorama nacional. Provavelmente ninguém percebe tanto de logística neste mercado como os CTT – são mais de 500 anos de história – e, além disso e do conhecimento acumulado, existe um factor de credibilidade associado aos CTT que nos tem levado a ter os melhores índices de satisfação por parte do cliente nas nossas entregas”, sublinha Nuno Fernandes.

O mesmo período revelou-se, ainda, numa necessidade e consequente oportunidade para a Zomato personalizar determinados serviços e expandir a sua presença no país, de forma a estar cada vez mais próxima de todos os foodies portugueses. “O ano passado lançámos todas as capitais de distrito e estamos progressivamente, semana a semana, mês a mês, a lançar a totalidade do país, o que poderá significar algo como 53 a 54 mil restaurantes, entre cafés, restaurantes, bares e pastelarias, na totalidade de Portugal“. Para este trabalho de pesquisa e actualização constantes, a Zomato conta com a ajuda dos milhares de foodies que colaboram com a plataforma através da sua própria experiência.

Por fim, ficámos a saber qual é a iguaria que tem conquistado os tops de pesquisa desde o lançamento da Zomato em Portugal, em 2014, e qual será o top das preferências gastronómicas em 2022.

Acompanhe a conversa na íntegra no vídeo em baixo:

Artigos relacionados