YouTube antecipa Cannes Lions. Este é o top 10 de anúncios mais populares

Arranca hoje mais uma edição do Festival Internacional de Publicidade Cannes Lions e, antes de serem anunciados os grandes vencedores, o YouTube avança quais foram os anúncios que mais marcaram o último ano, a nível global. Através da análise Cannes Ads Leaderboard, a plataforma revela que a liderança cabe à Samsung e ao vídeo “Galaxy Unpacked August 2021: Official Trailer”.

Segundo o YouTube, este é o segundo ano consecutivo em que que a Coreia do Sul ocupa o primeiro lugar do Cannes YouTube Ads Leaderboard, desta feita com uma campanha em que a Samsung questiona se o “bom” é bom o suficiente. Logo depois surge a Suíça em destaque, uma vez que é o país de origem dos restantes anúncios no top 3: o vídeo “No one upstages the Grand Tour of Switzerland”, desenvolvido pelo Turismo da Suíça – MySwitzerland; e “Timekeeping and tradition: Omega meets Japan”, da marca de relógios Omega.

«Se este trabalho nos mostra alguma coisa é que a ligação humana e uma óptima ideia que capta o nosso pulso cultural colectivo é hoje mais importante do que nunca», comenta Eugene Buono, head of Creative, US Creative Works na Google. De acordo com o mesmo responsável, olhando para uma perspectiva criativa, as histórias que são acessíveis (a nível cultural, conceptual e emocional) «tendem a levar a um trabalho criativo atractivo», ou seja, «grandes histórias nas mãos de grandes contadores de histórias» e o «Ads Leaderboard deste ano vem provar que é aqui exactamente onde começa».

A lista completa dos anúncios em destaque representa mais de 565 milhões de visualizações globais em todo o ranking de anúncios, indica ainda o YouTube – que recorre a indicadores como visualizações pagas e orgânicas, tempo de visualização e retenção do público para elaborar a lista dos anúncios mais populares.

Por indicadores, verifica-se que, embora seja o vídeo mais longo da lista (8 minutos), “Escape from the Office”, da Apple, é o segundo com mais gostos (108 mil), apenas atrás do anúncio do trailer de “Squid Game” (cerca de 850 mil gostos). Quer isto dizer que para se conseguir um anúncio eficaz não será obrigatório apostar em formatos muito curtos.

Top 10 YouTube Cannes Ads Leaderboard

1 – Samsung (Coreia do Sul)

2 – MySwitzerland (Suíca)

3 – Omega (Suíça)

4 – Amazon (EUA)

5 – Netflix (EUA)

6 – Turkish Airlines (Turquia)

7 – Nissan USA (EUA)

8 – Apple (EUA)

9 – Imagine your Korea (Coreia)

10 – Chevrolet (EUA)

Artigos relacionados