Young Lions: criatividade portuguesa premiada com Bronze pela primeira vez na categoria Filme

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20/06/2025
17:11
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A dupla criativa da BBDO TBWA, composta por Beatriz Roque e João Bronze, conquistou a primeira medalha de Portugal na categoria de Filme na competição internacional Young Lions, parte do Festival de Criatividade Cannes Lions. O Bronze surge no mesmo ano em que a competição celebra 30 anos a nível internacional.

O projeto premiado, intitulado “From Underseen To Understood”, foi desenvolvido em resposta ao briefing da Ovarian Cancer Action (OCA), organização britânica dedicada à investigação do cancro do ovário. O filme estabelece um paralelismo entre a visibilidade do cancro da mama e a escassa atenção dedicada ao cancro do ovário, realçando a falta de investigação e diagnóstico precoce.

“Com a medalha de bronze alcançada pela dupla João Bronze e Beatriz Roque na categoria de Young Lions de Filme, Portugal reforça o potencial de talento de uma geração que irá liderar o futuro do setor nacional”, afirma Ana Paula Costa, representante do Lions Festivals.

Na competição Young Lions participaram mais de 450 duplas criativas de mais de 60 países. Portugal está prestes a assinalar 30 anos de participação nesta competição em 2026, tendo já levado mais de 200 jovens criativos ao evento e arrecadado, até hoje, seis ouros, duas pratas e oito bronzes.

Também na competição geral do Cannes Lions 2025, Portugal teve a sua melhor prestação da última década, conquistando um total de nove Leões: dois de ouro, dois de prata e cinco de bronze. A campanha “IKEA Hidden Tags”, da Uzina, arrecadou cinco Leões — dois deles de ouro. A JUDAS trouxe um Bronze com a campanha “Drinkable Anthem” para a Super Bock, enquanto a Dentsu Creative e a Stream and Tough Guy também foram premiadas.

“O mercado nacional está de parabéns com o palmarés conquistado na edição deste ano! Com nove Leões, 2025 é o melhor ano da última década, em termos de número de troféus. É um resultado notável, face ao número de inscrições que o nosso país regista em comparação com as grandes potências, como os Estados Unidos da América, Reino Unido ou o Brasil”, sublinha Ana Paula Costa.

Para Vasco Perestrelo, CEO da MOP, “este ano, Portugal voltou a tentar brilhar em Cannes”, não só pelos prémios, “mas pela coragem de criar, competir e marcar presença com ideias que gritam alto”.

“Os nossos Young Lions mostraram que o futuro está em boas mãos. E cada agência, cada criativo, provou que nesta indústria só se distingue quem ousa”, detalha Perestrelo. E acrescenta: “Ganhámos um bronze em filme e podíamos ter ganho muito mais! A atitude e qualidade deste grupo vale muito. Não ganharam mais em Cannes, mas vão ganhar muita coisa no futuro!”.


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