Well’s, Molaflex e Sportzone são as Marcas de Confiança dos portugueses

MC_2As marcas nacionais são as mais apreciadas pelos consumidores portugueses. A Well’s (com 80% das preferências) na categoria de Cadeias e Lojas de Parafarmácia, a Molaflex (78%) em Colchões e a Sportzone (68%) em Lojas de Desporto e Moda Desportiva estão no topo das preferências segundo o estudo Marcas de Confiança 2014 da Selecções do Reader’s Digest.

Resultante do estudo fica-se também a saber que os consumidores portugueses não hesitam em mudar as marcas da sua confiança quando a qualidade do produto baixa (75%) ou quando o serviço por ela prestado piora (78%). O preço surge em terceiro lugar (69%), como razão para procurar outra marca.

Pelo 14º ano consecutivo, o estudo revela as Marcas de Confiança dos portugueses em 40 categorias, divididas em produtos e serviços. Multiópticas, Abreu, Delta, Luso, Continente, Médis, Sagres e Zippy foram as marcas que viram reforçada a confiança dos consumidores, com grandes índices de votação.

Chegada à liderança

Na categoria de Telemóveis / Smartphones a vencedora foi a Samsung (45%), que retirou a posição detida há 13 anos pela Nokia (32%). A par desta nova líder, existem mais quatro novos primeiros lugares, nomeadamente nas categorias de Computadores Pessoais, Banca, Empresas de Serviço de Internet e Produtos e Cuidados com o cabelo. A Toshiba (39%) destrona nove anos de HP, o BPI (40%) conquista o lugar detido pela Caixa Geral de Depósitos (27%) durante 13 anos consecutivos, a Meo, com 41% fica com a posição anteriormente ocupada pelo Sapo, e a Elvive ganha à Pantène, com 24% dos votos.

Reforço de posições

A Toyota, líder desde 2010, revalida a confiança na categoria de Automóveis, com um crescimento de 18% em relação a 2013. Com o índice de confiança em crescimento estão também a Canon, vencedora com 49% em Máquinas Fotográficas, e a Visa, com 60% em Cartões de Crédito. Imbatível também continua Skip (63% na categoria de Detergentes para a Roupa).

No sector alimentar, a Nestlé triunfa em duas categorias, Chocolates (44%) e Cereais de Pequeno-almoço (39%). A McDonald’s (42%) ganhou na categoria de Restauração e a Friskies foi novamente eleita a marca preferida pelos portugueses na categoria Alimentos para Animais. Quanto aos Grandes Eletrodomésticos, os consumidores portugueses voltam a colocar a Miele no pódio da confiança, com 47% face a 30% no ano anterior.

Já nas categorias ligadas à saúde e bem-estar, a Centrum consolida a liderança com 73% em Vitaminas. Em Produtos de Cuidados com o Corpo, a Nivea (38%) volta a ser líder. A L´Óreal lidera duplamente nas categorias Cosmética Decorativa/Maquilhagem (25%) e Produtos de Coloração para o Cabelo (43%) e, por sua vez, a Elancyl revalida a confiança em Anticelulíticos e Adelgaçantes (48%).

O estudo Marcas de Confiança avaliou, em 10 países, entre eles Portugal, parâmetros de confiança da população num abrangente conjunto de realidades socioeconómicas, com relevância para as Marcas da sua Confiança. Em Portugal, foi realizado através de questionário postal endereçado a cerca de 12 mil assinantes da revista Selecções do Reader’s Digest. As respostas foram apuradas por método de pergunta aberta, sem qualquer sugestão, originando respostas espontâneas, entre 16 de Setembro e 30 de Novembro de 2013.

Conheça a lista de todas as Marcas de Confiança 2014 dos consumidores portugueses:

Categoria – Marca

Automóveis – Toyota

Grandes Electrodomésticos – Miele

Computadores Pessoais – Toshiba

Telemóveis / Smartphones – Samsung

Operadores de Redes Móveis – TMN (actual Meo)

Máquinas Fotográficas – Canon

Agências de Viagens – Abreu

Banca – BPI

Cartões de Crédito – Visa

Seguradoras – Fidelidade

Empresas de Serviço de Internet – Meo

Gasolineiras – Galp

Vitaminas – Centrum

Analgésicos/ Alívio da Dor – Ben-U-Ron

Medicamentos para a Tosse/ Constipação – Bisolvon

Produtos de Cuidados com o Cabelo – Elvive

Cosmética Decorativa / Maquilhagem – L’Óréal

Produtos de Cuidados com o Corpo – Nivea

Detergentes para a Roupa – Skip

Cereais de Pequeno-Almoço – Nestlé

Restauração – McDonald’s

Chocolates – Nestlé

Lojas de Desporto e Moda Desportiva – Sportzone

Cafés – Delta

Cadeias e Lojas de Parafarmácia – Well’s

Cervejas – Sagres

Águas de Mesa – Luso

Produtos de Coloração do Cabelo – L´Oréal

Laxantes – Dulcolax

Hiper/Supermercados – Continente

Alimentos para Animais – Friskies

Canais de Televisão (sinal aberto e cabo) – RTP

Anticelulíticos e Adelgaçantes – Elancyl

Óptica – Multiópticas

Lojas de Roupa Infantil e Puericultura – Zippy

Colchões – Molaflex

Seguros de Saúde – Médis

Empresas de Serviço Público – CTT

Cadeias e Loja de Distribuição Não Alimentar – Worten

Estações de Rádio – RFM

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Uma causa global debatida em três países em simultâneo
Automonitor
Torres Vedras já tem autocarro 100% elétrico