Volvo vai limitar velocidade dos carros a 180km/h

A Volvo Cars está a lançar um desafio à indústria: e se, a partir de 2020, o limite para todos os automóveis fosse de 180km/h? A fabricante dá o mote e implementará esta medida nos seus modelos, reduzindo significativamente a velocidade máxima dos veículos.

«A limitação de velocidade poderá não ser a cura para tudo mas se representar, pelo menos, uma vida salva já terá valido a pena», comenta Håkan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo Cars. O responsável acrescenta que a empresa quer iniciar a discussão em torno do direito, ou até mesmo obrigação, dos construtores no sentido de instalar tecnologia nos seus automóveis que contribua para uma mudança de comportamento dos condutores.

«Pretendemos minorar não só o excesso de velocidade mas também os níveis de intoxicação e de distracção. Acreditamos que devemos assumir a liderança nesta discussão e queremos ser, uma vez mais, pioneiros», conclui Håkan Samuelsson.

A Volvo está a analisar também a possibilidade de controlar automaticamente a velocidade perto de escolas ou hospitais, por exemplo. «As pessoas simplesmente não identificam os perigos relacionados com a velocidade. Enquanto seres humanos, todos associamos o perigo a certos animais, ao fogo ou às alturas, no entanto, com a velocidade não é bem assim: tendencialmente conduzimos demasiado depressa e não aceitamos de bom grado que não somos profissionais e que naturalmente as nossas capacidades a partir de certas velocidades são limitadas no caso de um evento inesperado acontecer», explica Jan Ivarsson, especialista em segurança da Volvo Cars.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Portugal atraiu 610 estrangeiros «altamente qualificados» através deste programa
Automonitor
Regulamento da mobilidade elétrica obriga a celebrar contratos de adesão