Vodafone reposiciona a nível mundial

Uma nova assinatura e a renovação da identidade visual e gráfica dão corpo, a partir de hoje, a uma nova Vodafone a nível mundial. Uma marca global mas com raízes locais e que se diz orientada para o futuro. ‘O Futuro é Incrível. Ready?’ passa a ser o novo claim que materializa o objectivo da operadora de se posicionar enquanto facilitador da vida dos seus clientes e consumidores através das novas tecnologias. O reposicionamento é transversal aos 36 mercados onde a marca está presente e é o primeiro desde a introdução de “Power to you”, em 2009.

A Vodafone evoluiu para uma telecom digital, uma empresa convergente com soluções fixas e móveis. E a marca, como sublinha Mário Vaz, CEO da Vodafone Portugal, «tem que ser consistente com os valores da empresa», a qual «quer fazer parte da gigabyte society e garantir que Portugal é um país de exemplo a esse nível»!

Também Leonor Dias, directora de Marca da Vodafone Portugal explica a mudança em curso: «Queremos que as pessoas sintam que a Vodafone estará sempre na vanguarda da transformação tecnológica. E, independentemente do que acontecer na vida de cada um ou globalmente no mundo, a Vodafone estará ao lado dos seus clientes e parceiros para que tirem o maior partido das novas tecnologias. Num mundo cada vez mais repleto de desafios, mais do que uma pergunta, “Ready?” é um convite para que as pessoas façam esta viagem de transformação com a Vodafone.»

O reposicionamento que passará a ser visível numa campanha multimeios, a partir de hoje, acompanha também uma mudança de filosofia interna. Como lembra Luísa Pestana, directora de Recursos Humanos da Vodafone Portugal, houve sempre a preocupação de «reter os melhores clientes» que vivem os valores da marca, de ser «uma marca autêntica, focada no serviço ao cliente, na inovação e na sustentabilidade». Agora, a nova assinatura acaba por ajudar a passar para fora a própria cultura interna, diz.

A campanha que hoje arranca é a maior campanha publicitária de televisão de sempre nos 33 anos de história do Grupo Vodafone. O filme centra-se na importância da comunicação ao longo da história da humanidade e tenta antecipar aquilo que poderá vir a ser o futuro das tecnologias. Produzido pela produtora do cineasta Ridley Scott, em Portugal o filme conta também com cenas captadas em Lisboa e no Porto, sob direcção do realizador Enrique Escamilla e produção da Garage Filmes.

O elemento gráfico principal de todos os materiais passará a ser o contorno da aspa (speech mark) sobreposto nas imagens. O logótipo também foi redesenhado pela primeira vez em 12 anos, substituindo-se a versão 3D por uma versão 2D.

Quanto à música que suporta a campanha televisiva no mercado português – e que passará a ser o novo tema da Vodafone Portugal – chama-se ‘Ready to Move On’ e é da autoria do músico português Riic Wolf, que a produziu de propósito para o efeito.

A estratégia global de reposicionamento foi desenvolvida entre todos os mercados onde a empresa actua, num total de 36 países. Para o efeito foram entrevistados mais de 17 mil consumidores, em 10 países, num trabalho conjunto das agências do Grupo WPP, em Portugal representadas pela JWT e MEC.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

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