Vodafone entra na rede fixa no Reino Unido

vodafoneA Vodafone chegou a acordo para adquirir a Cable & Wireless Worldwide (CWW) por 1,04 mil milhões de libras (aproximadamente 1,27 mil milhões de euros). O negócio vai permitir que a operadora adopte uma rede fixa no Reino Unido, onde até agora apenas actuava como operadora móvel.

A Vodafone tornou-se a única operada na corrida à Cable & Wireless Worldwide depois de a operadora indiana Tata Communications ter desistido do negócio na semana passada, de acordo com o jornal britânico The Guardian. A operação ascende a 38 pence por acção, face aos 32 pence a que a que os títulos da CWW fecharam na passada sexta-feira, conferindo à operadora um valor de mercado de 879 milhões de libras (cerca de mil milhões de euros), segundo a agência Bloomberg.

A compra da CWW, que detém a maior rede de fibra óptica do Reino Unido, vai permitir que a Vodafone entre no negócio das chamadas fixas no Reino Unido, a par do serviço de telecomunicações móveis que já fornecia naquele país. De acordo com a Bloomberg, a Vodafone não realizava uma compra de rede fixa na Europa desde 2010, altura em que adquiriu a operadora alemã Kabel Deutschland.

Para além de aliviar o tráfego na sua rede móvel, o negócio vai ainda conferir vantagens ao nível empresarial para a operadora sediada em Newbury, Inglaterra, uma vez que a CWW tem parcerias com o Governo britânico e algumas empresas, como a Tesco e a United Utilities. «A aquisição da Cable & Wireless Worldwide cria um operador integrado líder no segmento empresarial do mercado das comunicações no Reino Unido e garante poupanças ao nível dos custos atractivas às nossas operações britânicas e internacionais», afirmou o presidente da Vodafone, Vittorio Colao, citado pelo The Guardian.

Pressionada pela recessão e pela quebra generalizadas nas ligações fixas, e separada da empresa-mãe em Março de 2010, a CWW perdeu, desde então, cerca de 65% do seu valor de mercado.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Qual é, afinal, o papel do líder?
Automonitor
Maratonas condicionam trânsito em Lisboa (conheça as vias afetadas)