Vodafone ajuda a arranjar estacionamento na praia

Agora que as temperaturas mais quentes começam a dar de si, está na altura de pensar em visitar a praia com mais frequência – para quem é fã, claro. Contudo, para quem vai de carro, só a ideia de encontrar um lugar para estacionar pode ser suficiente para alterar os planos.

A Vodafone Portugal pode ter a solução para este problema. A operadora juntou-se ao Município de Cascais, através da Cascais Próxima, para desenvolver um projecto de NarrowBand-IoT (NB-IoT) que apelida de pioneiro: a intenção é ajudar os portugueses a encontrar, em tempo real, lugares de estacionamento nas praias e pontos turísticos da vila.

A solução Smart Parking abrange a praia de Carcavelos e a Boca do Inferno e estará integrada no ecossistema MobiCascais. Desta forma, qualquer utilizador da app MobiCascais conseguirá identificar lugares livros nas zonas monitorizadas.

A monitorização acontece de duas formas diferentes: no caso da Boca do Lobo, são instalados sensores no subsolo que não estão à vista do público; na praia de Carcavelos, vão estar câmaras inteligentes que, além de recolherem informações sobre lugares livres, permitem o controlo de veículos mal-estacionados.

«O município estima que esta tecnologia possa estender-se, no médio-prazo, a cerca de 10 mil lugares de estacionamento dentro do concelho de Cascais», avança Miguel Pinto Luz, vice-presidente da Câmara Municipal de Cascais.

Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Patrões portugueses são os menos instruídos da Europa
Automonitor
História: O dia em que o Papamóvel foi salvo