A final da Liga das Nações entre Portugal e Espanha, transmitida este domingo pela RTP1, tornou-se o programa mais visto do ano em televisão, superando inclusive a meia-final frente à Alemanha. De acordo com dados analisados pela Universal McCann, agência de meios do grupo IPG Mediabrands, a partida, decidida já nas grandes penalidades, alcançou uma audiência total de 5,38 milhões de telespectadores, com uma média de 3,26 milhões e um share impressionante de 62,5%.
Com esta vitória épica frente à seleção espanhola, Portugal conquista pela segunda vez a Liga das Nações, depois da primeira edição da competição, em 2019. A final superou também os registos da final de 2019 contra os Países Baixos, que havia alcançado uma audiência total de 4,3 milhões, uma média de 2,7 milhões e um share de 61,6%.
A transmissão do jogo tornou a RTP1 no canal mais visto do dia, com um share de 24,3%, o mais elevado do ano até ao momento, ultrapassando o anterior pico registado a 25 de maio, aquando da final da Taça de Portugal entre Sporting e Benfica. Para encontrar níveis de share superiores, é preciso recuar até 1 de julho de 2024, dia do confronto entre Portugal e Eslovénia nos oitavos de final do Euro 2024, que registou um share de 27,7%.
Neste dia da final, SIC e TVI ficaram em segundo e terceiro lugares entre os canais generalistas, com shares de 11,4% e 11,3%, respetivamente.
A análise do perfil de audiência mostra que a final da Liga das Nações teve maior afinidade com o público masculino, embora a diferença entre géneros tenha sido menor face à meia-final. Em termos etários, verificou-se uma maior presença da faixa etária acima dos 45 anos, e em termos socioeconómicos, destaque para as classes B, D e E como as mais representadas.
Ao longo da emissão, a audiência foi crescendo, com a segunda parte e o prolongamento a superarem a audiência média da primeira parte. O pico foi atingido durante os penáltis, por volta das 22h43, quando cerca de 3,9 milhões de telespectadores estavam sintonizados na RTP1, representando um share de 80,4%.