Vinhos em Cena traz detentor de 9 recordes a Portugal

O próximo fim-de-semana será dedicado ao vinho no Teatro Tivoli BBVA. A sala lisboeta, em plena Avenida da Liberdade, receberá a terceira edição do Vinhos em Cena, evento que junta copos na mão a artes performativas, literatura e música.

Nos dias 23 e 24, será possível conhecer e provar vinhos de mais de 40 produtores nacionais e internacionais, participar em provas comentadas por especialistas vínicos e gastronómicos e assistir a conversas que a organização classifica como improváveis: serão convidadas personalidades de diferentes áreas, incluindo Rui Veloso, César Mourão, Vasco d’Avillez, António Zambujo, Cissa Guimarães e Bernardo Cabral.

Outro dos destaques da programação deste ano é Saimir Strati, artista albanês detentor de nove Guinness World Records – um deles conquistado na sequência de um retrato gigante de José Saramago, elaborado com mais de 500 mil rolhas de cortiça, em Ponte de Sor. No Vinhos em Cena, irá desenvolver uma peça também com cortiça.

Em entrevista à Marketeer, Saimir Strati adianta que a nova peça não será um recorde do mundo, mas que representará uma experiência especial: «O público terá oportunidade de acompanhar de perto o processo de criação e as técnicas utilizadas.» O artista explica ainda que tem como desafio usar materiais industriais para construir peças de arte que, ironicamente, não podem ser reproduzidas ou replicadas de forma industrial. A cortiça, além de apresentar essa característica, é um material português com fama internacional e, por isso, foi a escolha ideal para o projecto.

«A cortiça é um dos materiais com os quais gosto de trabalho e quando isso acontece em Portugal ainda tem mais valor. Nos meus planos, num futuro próximo, está uma exposição de peças feitas exclusivamente a partir de rolhas. Seria óptimo se começasse essa digressão em Portugal», avança.

Para já, o regresso do artista ao País fica marcado por uma colaboração com o Vila Galé Hotels, pelo que o resultado da performance no Vinhos em Cena será transportado, depois, para uma das unidades do grupo hoteleiro. Segundo Saimir Strati, a parceria nasceu pelas mãos da organização do próprio evento.

Texto de Filipa Almeida

Ler Mais
Artigos relacionados
Comentários
A carregar...

Multipublicações

Human Resources
Assista em directo à XVIII Conferência Human Resources
Automonitor
Futuro elétrico da Lexus chama-se LF-30 Concept