Vinhos e emoções

MARKETEER CONTENTS

Mais do que se assumir como uma empresa especializada na comercialização e distribuição de vinhos, a Vinicom está no mercado com a missão de desenvolver as marcas dos seus parceiros produtores que muito têm trabalhado para melhorar a imagem de qualidade do sector do vinho ao longo dos anos. Fundada em 2004, a Vinicom é participada em 49,5% do seu capital pelo Grupo Freixenet, um dos maiores a nível mundial no sector dos vinhos. Deste modo, beneficia, como é natural, de um apoio permanente de informação privilegiada tanto na vertente técnica da produção como na comercialização.

A Vinicom mantém um contacto próximo com os produtores dos quais distribui em exclusivo no território nacional os seus vinhos, e trabalha todos os dias para servir os seus clientes sempre com o fim de acompanhar as suas exigências e superar as suas expectativas.

Representa no seu portfólio a maioria das regiões vitivinícolas do País e outros vinhos de referência de Espanha, França, Itália, Estados Unidos da América, Argentina e Austrália. Trabalha marcas emblemáticas como Quinta do Vale Meão, Lavradores de Feitoria, Blackett, Freixenet, René Barbier, Gloria Ferrer, Segura Viudas, entre muitas outras.

Apesar do seu portefólio vasto, a Vinicom está preparada para responder diariamente aos desafios de um sector extremamente exigente, mostrando-se sempre atenta às tendências do mercado. Para tal, consegue chegar aos clientes através da sua extensa rede de distribuição, estando presente em restaurantes, hotéis, garrafeiras, lojas gourmet, bares, caterings, transportes e grandes superfícies.

Portefólio extenso, com marcas de Espanha à Austrália

A Vinicom representa um conjunto de marcas, de diversas categorias. Nos Espumantes/ Cavas, destaque para a espanhola Freixenet, com as gamas Reserva Real Cuvee Prestige, Brut Barroco, Elyssia, Brut Nature, Brut Rosé, Ice, Cordon Negro, Carta Nevada e Excelencia e também a Segura Viudas (Reserva Heredad Brut e Lavit Brut Nature).

Na categoria dos Moscato e oriunda também de Espanha têm a marca Mia (disponível em Rosé e Doce).

Mais recente vem a aposta da Vinicom na gama dos Prosecco sob a marca Freixenet, cuja categoria é a que mais atrai consumidores em todo o mundo, gerando novos momentos de consumo.

De França, a Henri Abelé, com as gamas Traditional Brut, Sourire de Reims Brut e Rosé. Quanto aos vinhos portugueses, somam- se as marcas Quinta do Vale Meão, Meandro, Monte Meão, Lavradores de Feitoria, Três Bagos, Meruge, Quinta da Costa, Blackett, João & Maria e Quinta do Caldeirão, no que respeita a vinhos do Douro. Quanto à região dos vinhos verdes, a Vinicom representa o produtor AB Valley Wines com os vinhos Opção; do Dão, surge a marca Terras de Santo António; e, por último, do Alentejo, a Herdade da Capela, Terras de Pias e Tangente by Joaquim Costa Vargas. A Vinicom é também distribuidora de marcas da Califórnia (Gloria Ferrer), Argentina (Viento Sur) e Austrália (Deakin Estate e Monty’s Hill).

Renovação digital para uma presença online mais forte

A Vinicom continua a apostar de forma decisiva no mundo digital e lançou recentemente seu novo website, totalmente renovado em termos visuais, tecnológicos e de conteúdos. Esta plataforma, para além de revelar um maior enfoque na apresentação e história dos produtores que representa, pretende dar a conhecer detalhadamente o portefólio de produtos da Vinicom, de entre um leque diversifi cado de vinhos tranquilos, espumantes, Portos ou mesmo azeites. A acrescentar ao dinamismo que a própria navegação do website proporciona, existirão diversos conteúdos frequentemente actualizados a pensar, em particular, no consumidor fi nal, tais como dicas e curiosidades em torno da temática do vinho e sugestões de cocktails idealmente criadas com os cavas Freixenet.

De salientar que nos próximos meses serão disponibilizadas mais algumas novidades relativamente a funcionalidades e conteúdos que contribuirão para continuar a fazer da Vinicom uma das distribuidoras de bebidas mais dinâmicas e inovadoras do País sob a sua nova assinatura digital: “distribuímos vinhos, distribuímos emoções”.

Freixenet, a maior produtora de espumantes de qualidade

Uma das marcas que a Vinicom representa e distribui no mercado português, desde há uns anos, é a espanhola Freixenet. Esta marca apresenta-se perante o mercado como “líder mundial na elaboração de espumantes segundo o método tradicional”.

O nome da empresa veio do nome da propriedade onde ela começou a ser cultivada, La Freixeneda. A partir de Barcelona, a Freixenet tem vindo a conquistar mercados (está em mais de 140 países) e consumidores de diferentes perfi s, sendo que a inovação e desenvolvimento de produtos diferenciadores têm sido pedra de toque nesta estratégia.

Foi o caso, entre outros, do vinho espumante Ice Rosé Meio Seco e que veio já no seguimento do Freixenet Ice Meio Seco, o qual vendeu mais de um milhão de garrafas em cerca de 30 países em menos de um ano. A própria produtora da Catalunha explica que a gama Ice foi criada «a pensar em públicos mais jovens», com o Rosé a poder ser ainda utilizado na elaboração de cocktails, dada a sua versatilidade.

A história da Freixenet, essa começou a ser escrita com a junção de duas famílias espanholas: os Ferrer, donos da área de cultivo La Freixeneda, em Mediona, e os Sala, viticultores de Sant Sadurni D’Anoia desde 1830 e fundadores da Casa Sala, uma exportadora de vinhos para a América Latina.

Inspirados pelo sucesso do champagne, decidiram replantar as vinhas com variedades de uva branca como Macabeo, Parellada e Xarel-lo, e usá-las para a produção de vinhos espumantes. Uvas estas que são até hoje as principais variedades usadas no Cava.

Em 1941 foi lançado o produto mais vendido até hoje, a cava “Carta Nevada”. No final da década de 1950, a empresa consegue melhorar a sua situação comercial e torna-se uma das principais produtoras do Cava, até hoje. Em 1974 viria a lançar o famoso “Cordón Negro”.

Com uma política comercial dinâmica e inovadora, e um produto de elevada qualidade, conseguiram ocupar desde 1985 o primeiro lugar entre todas as empresas do mundo dedicadas à elaboração de vinhos espumosos segundo o método tradicional

Artigos relacionados