Vinho verde quer ganhar valor

Mostrar que o Vinho Verde é muito mais que um único estilo ou perfil de vinho é um dos eixos do plano estratégico de valorização de toda a região, a decorrer. Para crescer em valor e entrar em novos mercados, mostrando a diversidade e riqueza do que ali é produzido.

Texto de M.ª João Vieira Pinto

A Região Demarcada dos Vinhos Verdes é das maiores da Europa, em área, sen[1]do hoje responsável pela colocação de produtos em prateleira com elevada diversidade de perfis. Só que tanto essa diversidade como o potencial e valor dos mesmos ainda são pouco percebidos junto do mercado, e dos consumidores finais em particular. Por isso, a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes tem todo um plano em curso com vários eixos a trabalhar: comunicar a diversificação dos vinhos, entrada em novos mercados externos – já estão em 117 países mas identificaram alguns novos, como é o caso da Coreia ou México –, comunicação de novas mensagens para além do perfil de produto “jovem, leve e fresco” e, claro, crescimento em valor. «A base desta estratégia é a diversificação dos vinhos. Agora, temos que comunicar esse valor, até porque começamos a ter massa crítica para os levar para mercados externos. E a mensagem que passamos é que Vinho Verde não é um perfil de vinho único, mas uma Região Demarcada que produz diferentes estilos», partilha Carla Cunha, directora de Marketing da Comissão dos Vinhos Verdes.

Para ler o artigo na íntegra consulte a edição de Março de 2023 da revista Marketeer.

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